Praia Clube/Gabarito venceu confronto direto importante diante da Liga Sorocabana

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB

O Cruzeiro Basquete-MG manteve a liderança da Conferência Cadum, no Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023, ao derrotar o Basquete Pinda-SP, neste domingo (23 de abril), por 98 a 82 (54 a 45 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Municipal João do Pulo, em Pindamonhangaba (SP), na reta final do returno da fase inicial.

Este foi um duelo em que os ataques sobrepuseram as defesas e os times apresentaram boas performances ofensivas. Desta forma, o representante mineiro esteve na frente em

Foto: Divulgação

todos os períodos, com vantagens não tão extensas, mas que foram suficientes para lhe dar a chance de abrir vantagem e chegar a mais uma vitória – 32 a 26 (primeiro quarto), 22 a 19 (segundo quarto), 27 a 26 (terceiro quarto) e 17 a 11 (quarto final).

Os maiores pontuadores foram Erick Jardim (25 pontos, 07 rebotes e 07 assistências) e Gabriel Fernando (22 pontos e 05 rebotes), pelo Basquete Pinda; Pedro Teruel (29 pontos e 03 rebotes) e José Carlos dos Santos (24 pontos e 15 rebotes – double-double), em favor do Cruzeiro Basquete.

“Um jogo difícil, nossa defesa não funcionou e o ataque do Basquete Pinda viveu um momento muito bom. Jogo de placar alto e o nosso ataque fluiu bem, mas a nossa parte defensiva não foi tão boa, tomamos muitos pontos no primeiro e terceiro quartos, sem desmerecer o nosso adversário, mas contra qualquer time isso é muito. A partida foi agarrada até o terceiro período. Estivemos sempre na frente, mas com diferença pequena”, analisou o técnico Thiago Perez, do Cruzeiro Basquete.

“Com o nosso ataque produzindo tão bem, a defesa deveria ter sustentando mais. O importante foi vencer e obter o primeiro êxito nessa viagem. Agora, enfrentamos a Liga Sorocabana, uma equipe difícil e dura defensivamente, e vamos tentar mais um resultado positivo fora”, completou o comandante do representante mineiro.

O Praia Clube/Gabarito-MG superou a Liga Sorocabana de Basquete-SP, por 71 a 61 (37 a 26 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP). O começo de jogo forte foi preponderante para o sucesso do time mineiro, que viu a equipe da casa buscar a recuperação no segundo período e baixar um pouco a diferença. Na volta do intervalo, o equilíbrio prevaleceu e o Praia Clube/Gabarito ficou em vantagem com diferença mínima. Já nos dez minutos finais, a Liga Sorocabana ficou na frente, mas sem conseguir a aproximação necessária para buscar algo maior no jogo – 26 a 11 (primeiro quarto), 11 a 15 (segundo quarto), 19 a 18 (terreiro quaro) e 15 a 17 (quarto final).

Foto: @liveira.sports

Os atletas mais efetivos foram Lucas “Fumaça” Marciel (19 pontos e 03 rebotes) e Aquiles Novo (18 pontos, 06 rebotes e 03 assistências), pela Liga Sorocabana de Basquete; Raffael Mencarini (27 pontos, 03 rebotes e 03 assistências) e Matheus Weber (15 pontos, 06 rebotes e 05 assistências), em favor do Praia Clube/Gabarito.

“Não foi como esperado, já que não conseguimos passar à frente em nenhum momento no jogo e saímos com uma derrota dura dentro de casa”, comentou o lateral Aquiles Novo, do time sorocabano.

“Conseguimos em maior parte do tempo cumprir o que foi determinado. Boa defesa e ataque bem posicionado, vitória fundamental e um resultado onde temos que enaltecer o trabalho coletivo. Seguimos trabalhando sempre buscando melhorias. Parabéns aos atletas pela vitória merecida”, relatou o técnico Daniel Wattfy, do representante de Uberlândia.

Classificação

Conferência Cadum: 1º) Cruzeiro Basquete-MG (05 vitórias e 01 derrota), 2º) Praia Clube/Gabarito-MG (05 vitórias e 02 derrotas), 3º) Basquete Santos-SP (03 vitórias e 02 derrotas), 4º) Liga Sorocabana de Basquete-SP (03 vitórias e 04 derrotas) e 5º) Basquete Pinda-SP (07 derrotas).

Conferência Chuí: 1º) Brusque/Aradefe-SC (05 vitórias), 2º) Basquete Blumenau-SC (03 vitórias e 02 derrotas), 3º) AZ Araraquara e Basket Osasco-SP (03 vitórias e 03 derrotas) e 5º) EC Vitória-BA (05 derrotas).

O returno da fase inicial do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023 tem sequência nesta segunda-feira (24 de abril), com o duelo isolado entre Basquete Blumenau e EC Vitória, às 19h (de Brasília), no ginásio de Esportes Sebastião Cruz, em Blumenau (SC).