A atleta e treinadora Cristal Rocha, um dos grandes nomes do Basquete 3×3 brasileiro e sul-americano, participou, de 16 a 22 de setembro, na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), no Rio de Janeiro (RJ), do Estágio Internacional do Curso de Esporte de Alto Rendimento (CEAR) – Aperfeiçoamento Basquete 3×3. O treinador convidado foi o norte-americano Charles “Chuck” Arnold, que é licenciado pela Federação Internacional de Basketball (FIBA), no Basquete 3×3.
“Tivemos a oportunidade de entender melhor a modalidade, principalmente, como ela vem se desenvolvendo em outros países, em especial, nos Estados Unidos. O Arnold abordou estratégias para escolher os atletas e treinos, periodização, como organizar torneios e falou também sobre a cultura de seu país”, relatou Cristal.
“Esta experiência foi muito relevante, que reforçou ainda mais o conceito de jogo e treino que eu acredito. O aumento de conhecimento deve ser uma constante na vida dos profissionais do esporte. Obrigada, COB (Comitê Olímpico do Brasil), CBB (Confederação Brasileira de Basketball), IOB (Instituto Olímpico Brasileiro) e ABT (Associação Brasileira de Treinadores) por contribuírem no meu aprendizado e na minha formação profissional. Parabéns a todos treinadores que estão fazendo parte desse processo; o futuro da modalidade agradece”, acrescentou.
As aulas foram teóricas e práticas e Rocha pôde reforçar ainda mais o método e estratégias de treino que acredita, uma vez que vem estudando o conceito e a metodologia dos norte-americanos para aplicar nos atletas que treina no Brasil. “O Charles falou de algo que já entendia como cultura do norte-americano, que são os ‘3 E’ (Esforço, Entusiasmo e Energia); nas clínicas e camps que faço já utilizava essas estratégias, porque os atletas, por mais que estejam em um ambiente treino, precisam sentir o quão prazeroso é, além da confiança mútua, ou seja, precisam estar se divertindo. Em outros camps que já participei com norte-americanos, sempre abordaram estes conceitos”, relatou.
O mês de setembro foi bastante movimentado e Rocha participou de uma série de atividades, sempre envolvendo o Basquete 3×3. Além de seguir em atividade, jogando as competições do calendário estadual e nacional, Cristal vem se preparando para atuar como treinadora; atualmente, já realiza aulas da modalidade olímpica com treinamentos técnicos e táticos.