O armador poderá repetir a parceria de sucesso com o técnico Léo Figueiró

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A parceria de sucesso entre Jamaal Smith e o técnico Léo Figueiró está retomada. Na quarta-feira (11 de setembro), o CR Vasco da Gama confirmou que o armador é o mais novo reforço da equipe para disputa da temporada 2024/2025 do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa).

Os dois trabalharam juntos no Botafogo FR de 2019, que conquistou o título inédito da Liga Sul-americana. Depois disso, o treinador seguiu para o Bauru Basket, passou pelo SC Corinthians Paulista e foi contratado pelo CR Vasco da Gama.

Foto: Divulgação/Vasco

Jamaal foi para o Sesi Franca Basquete e jogou pelo Rio Claro Basquete antes de voltar ao Botafogo FR na temporada passada. No NBB 2023/2024, o armador se destacou com médias de 14.5 pontos, 5.0 assistências e 3.1 rebotes para 14.3 de eficiência. O desempenho despertou o interesse do cruzmaltino, que pôde atender o desejo de Léo Figueiró.

“Estou muito feliz de fechar com uma equipe igual o Vasco da Gama. A diretoria está colocando o time na direção certa. É um processo que eu pude ver de fora, porque joguei contra eles na temporada passada, sabendo que era um bom time. O projeto está andando no caminho certo. Realmente eu quero fazer parte e ajudar esse time”, afirmou o armador, que, claro, está feliz em reencontrar Léo Figueiró. “Para mim, uma grande razão para vir foi o meu técnico, o Léo. Joguei para ele e tivemos sucesso no Botafogo. Ganhamos o título da Liga Sul-americana e fomos bem no NBB. Sempre tinha esse sonho de jogar para ele novamente. É uma pessoa que eu tenho um respeito tremendo dentro e fora de quadra. Queria jogar mais uma vez para ele.”

A chance de jogar com Marquinhos Sousa, uma das lendas do maior campeonato de basquete do País, também influenciou na decisão de aceitar o convite do CR Vasco da Gama. “É uma pessoa que eu já joguei contra várias temporadas e tenho uma admiração por ele, pelo trabalho dele, pelo jogo dele. Ele é um dos grandes nomes do Brasil. Realmente é uma honra representar uma camisa junto com ele”, afirmou o americano. “Vou conseguir jogar com o Diego (Conceição) novamente. Conheço o trabalho das pessoas que estão no CR Vasco da Gama. O time da temporada passada era muito bom e eu quero ajudar agora. Estou muito ansioso para começar mais uma temporada.”

O norte-americano vai disputar sua décima edição do NBB. A primeira foi com Macaé, na temporada 2013/2014. Além do Botafogo FR, o norte-americano passou pelo Macaé Basquete, Sesi Franca Basquete, Rio Claro Basquete e São José Basketball.

Antes de anunciar Jamaal Thaddius Smith, o CR Vasco da Gama já tinha renovado com os jogadores que foram importantes na campanha da temporada passada, como Marquinhos Sousa, Rafael Paulichi, Matheus Eugeniusz, Humberto Silva e Gustavo Basílio e manteve Alê Vernizzi. A equipe de São Januário contratou ainda Diego Conceição, Paulo Henrique Scheuer e Eddy Carvalho.