Praia Clube/Gabarito leva melhor no clássico diante do Minas Tênis Clube e mantém o 100% de aproveitamento
O penúltimo dia de jogos na sede de Uberlândia (MG) do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2022 foi quente. Nesta quinta-feira (28 de julho), CR Flamengo, BRB/Brasília, Praia Clube/Gabarito e Minas Tênis Clube entraram em quadra, no ginásio Waltercides Borges de Sá, e protagonizaram grandes jogos.
A primeira partida reuniu BRB/Brasília e CR Flamengo. E foi marcada por muita disposição dos dois lados. O representante carioca teve segundo tempo eficiente e conseguiu a terceira vitória seguida (102 a 58), mantendo os 100% de aproveitamento. Num primeiro momento, os dois times mostraram demasiado equilíbrio. Até os momentos finais do segundo quarto, a vantagem para nenhum dos lados era alta e as equipes chegaram a trocar de liderança no placar algumas vezes. Entretanto, uma sequência de oito pontos seguidos para os flamenguistas foi como um divisor de águas e, no restante do jogo, o Mengão administrou muito bem a diferença construída.
Os destaques da partida foram Emanuel Silva (12 pontos e 11 rebotes – double-double) e Matheus Gueiros (15 pontos e 04 assistências), pelo CR Flamengo; Carlos Eduardo “Cadu” Gomes (14 pontos e 08 rebotes) e Gabriel Vilarinho (10 pontos e 03 assistências), em favor do BRB/Brasília.
O anfitrião Praia Clube/Gabarito e Minas Tênis Clube fecharam a jornada com chave de ouro. O clássico mineiro, que contou com grande presença de público, teve emoção até o final – melhor para o Praia Clube, que venceu por 78 a 68 e segue invicto na competição.
No primeiro quarto, o Praia Clube, embalado pela torcida, teve um início inspirado no perímetro e saiu com a vantagem da partida, abrindo 11 pontos de diferença. Entretanto, o Minas fez ajustes defensivos e voltou calibrado para o segundo quarto, fato que equilibrou a partida até o final do terceiro quarto, onde os times foram para o momento decisivo empatados em 54 pontos. No último quarto, o ritmo do Praia Clube foi maior do que o do Minas.
Os principais nomes da partida foram Gabriel Emiliano (27 pontos e 03 rebotes) e Alê dos Santos (15 pontos, 08 rebotes e 05 assistências), pelo time da casa; Tiago Dias (13 pontos e 05 rebotes), Breno dos Santos (11 pontos e 04 rebotes) e Higino Frederico (11 pontos), em favor do visitante.
“É muito gratificante pelo fato de eu ter sido do Minas, vim com um gás a mais por ser meu ex-time. Uma vitória muito importante para o nosso objetivo de finalizar essa etapa com quatro vitórias. O time me coloca em posições boas para concluir a cesta, não é um trabalho só meu, é um trabalho em equipe”, comentou Emiliano.
Próximos jogos – ginásio Waltercides Borges (Grupo A)
29 de julho (sexta-feira)
15h: Campo Mourão Basquete/Assercam/Fecam x BRB/Brasília
17h15: CR Flamengo x Praia Clube/Gabarito
(*) No horário de Brasília (DF)