CR Vasco da Gama ganha fora de casa
O CR Flamengo (RJ) cumpriu o seu favoritismo e derrotou o Caxias do Sul Basquete (RS) em sobressaltos, por 98 a 52 (49 a 33 no primeiro tempo), nesta quarta-feira (23 d abril), mesmo atuando no ginásio do Sesi, em Caxias do Sul (RS), na sequência da primeira rodada da série melhor-de-três do playoff – oitavas-de-final do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025).

O Mengão foi soberano na partida, comandando o placar em todos os quartos. O inicial foi o mais equilibrado, depois o CR Flamengo cresceu de produção e fez a vantagem crescer bastante, com destaque para a performance no terceiro quarto, quando o Caxias do Sul Basquete fez apenas dois pontos – 20 a 15 (primeiro quarto), 29 a 18 (segundo quarto), 24 a 02 (terceiro quarto) e 25 a 17 (quarto final).
Os atletas mais efetivos do Caxias do Sul Basquete foram o norte-americano Shamell Stallworth (10 pontos) e o paraguaio Fabrízzio Rojas (09 pontos e 05 rebotes). Em favor do CR Flamengo: Jhonatan Luz (17 pontos) e o norte-americano Jordan Williams (13 pontos e 03 assistências).
“Deu tudo certo, porque sabemos o compromisso que temos com nós mesmos e validando todo o jogo como atuais campeões da América. Nós valorizamos e respeitamos quem estava na nossa frente na quadra, tínhamos que fazer esse trabalho. Temos um elenco muito qualificado, com dez jogadores que qualquer um pode fazer um jogo bom igual fizemos hoje. Estamos bem preparados”, comentou o armador do CR Flamengo, o argentino Franco Balbi.
“Foi um jogo difícil para nós, não conseguimos acompanhar o ritmo de jogo do Flamengo, mérito deles, jogaram muito bem na defesa e no ataque. Nós não tivemos respostas. Mas o bom de playoff é que está um jogo a zero, independente se perdemos por 50 pontos ou por um. Melhor coisa que temos a fazer é esquecer esse jogo, preparar nossa cabeça e voltar mais confiante. Tentar fazer o nosso jogo, coisa que hoje não conseguimos, mas vínhamos fazendo ultimamente. Hoje não foi o nosso dia”, analisou o armador norte-americano Larry Taylor, do Caxias do Sul Basquete.
A segunda partida desta série acontece no domingo (27 de abril), às 11h (de Brasília), no ginásio Álvaro Vieira Lima (Tijuca TC), no Rio de Janeiro (RJ).
O CR Vasco da Gama (RJ) bateu o Farma Conde São José Basketball (SP), por 85 a 75 (45 a 30 no primeiro tempo), mesmo atuando na Farma Conde Arena, em São José dos Campos (SP). O cruzmaltino começou melhor e ficou na frente nos dois primeiros períodos. Na volta do intervalo, a equipe joseense ficou na frente e buscou a reação, mas o CR Vasco da Gama retomou o seu melhor ritmo nos dez minutos finais para seguir na frente e iniciar a série vencendo fora de casa – 17 a 16 (primeiro quarto), 25 a 14 (segundo quarto), 18 a 26 (terceiro quarto) e 25 a 19 (quarto final).

Os maiores pontuadores do Farma Conde São José Basketball foram os argentinos Martin Fernández (19 pontos e 03 rebotes) e Franco Vieta (13 pontos). Pelo CR Vasco da Gama: Rafael Paulichi (21 pontos) e Eddy Carvalho (18 pontos).
“Tínhamos uma estratégia bem definida, sabíamos que tínhamos de igualar o jogo físico. Hoje o ataque fluiu, trabalhamos bem para arremessar livre. O Eddie estava numa noite inspiradíssima, o Marquinhos foi o Marquinhos como sempre. Agora é corrigir algumas coisas, sabíamos quem eram os principais chutadores deles, mas eles chutaram muitas bolas livres. O resultado poderia ter sido ainda melhor se tivéssemos controlado isso. Temos de melhorar isso para fazer um jogo 100% sólido em São Januário”, afirmou o lateral Rafael Paulichi, do CR Vasco da Gama.
“Creio que vai ser uma série longa. Temos de ver todos os erros defensivos que tivemos hoje, foram muitíssimos durante a partida. Temos de analisar, trabalhar, subir a régua. A nossa comissão técnica vai buscar isso e tentaremos a virada. Vamos buscar a primeira e a segunda partida lá, e vir pra cá para tentar fechar a série aqui. Mas acredito que será uma série longa e temos que confiar no nosso trabalho”, afirmou o ala Martin Fernández, do Farma Conde São José Basketball.
O segundo jogo desta disputa está marcado para sábado (26 de abril), às 17h (de Brasília), no ginásio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).
A primeira rodada da série melhor-de-cinco do playoff – oitavas-de-final será complementada nesta quinta-feira (24 de abril), com mais dois jogos: Pato Basquete x Sesi Franca Basquete, às 19h30 (de Brasília), no ginásio do Sesi, em Pato Branco (PR); São Paulo FC x Brasília Basquete, às 20h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Dr. Antônio Leme Nunes Galvão (MorumBis), em São Paulo (SP).
De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizarem três vitórias garantem vaga no playoff – quartas-de-final. Posteriormente, ocorrem os playoffs – semifinal e final.
O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não conta com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).