Mengão vai encarar o vencedor da série entre Paulistano/Corpore e Zopone/Gocil Bauru Basket
O CR Flamengo venceu o Mogi das Cruzes Basquete, por 77 a 67 (48 a 36 no primeiro tempo), na noite desta sexta-feira (30 de abril), no ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho), no Rio de Janeiro (RJ), na segunda rodada da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final do Novo Basquete Brasil (NBB) – 2020/2021. Com o triunfo, o representante carioca garantiu vaga nas semifinais da competição sem a necessidade do confronto desempate.
O Mengão já começou a partida levando a melhor sobre a marcação com Alexandre Olivinha, que penetrou no garrafão e anotou os primeiros dois pontos da equipe. O Deus da Raça rubro-negro se destacava no começo do quarto, convertendo seis dos dez primeiros pontos do Fla no jogo. Yago Matheus também estava muito bem e acertou duas bolas de três. Num primeiro período equilibrado, o Orgulho da Nação terminou na frente por 28 a 22.
No início do segundo quarto, Hettsheimeir tentou para três e a bola entrou. Bem defensivamente, o time rubro-negro aproveitava os rebotes na defesa e fazia a transição rápida para o ataque. Em quadra, Rafael Mineiro também converteu de fora do perímetro. Com uma boa vantagem no placar, o CR Flamengo trabalhava as jogadas com calma, rodando a bola para encontrar a melhor opção pro arremesso. Yago continuava muito bem, tanto na armação das jogadas quanto nas infiltrações. Com o jogo sob controle, o Mengão foi para o intervalo com uma ótima vantagem: 48 a 36.
Na volta para o terceiro período, Marquinhos mostrou toda sua categoria convertendo cestas seguidas no ataque. O time rubro-negro mantinha a intensidade alta e acertava as bolas no ataque, aumentando ainda mais a diferença no marcador. Lucas Martinez era um dos destaques da equipe com 14 pontos. O Mengão abriu 21 pontos na frente e terminou o quarto vencendo por 67 a 48.
No último período, o Orgulho da Nação continuou impondo seu ritmo de jogo e convertendo os lances de ataque. Hettsheimeir recebeu livre e anotou de três. Na parte final da partida, a equipe do Mogi deu uma reagida e diminuiu a diferença no placar. Mas o Mengão soube administrar a vantagem para sair de quadra com a vitória e a classificação garantida para as semifinais do NBB.
Os destaques foram Rafael Hettsheimeir (17 pontos e 07 rebotes) e Yago Matheus (15 pontos, 06 rebotes e 06 assistências), pelo time da casa; Wesley Castro (17 pontos, 14 rebotes e 03 bolas recuperadas – double-double) e o norte-americano Dominique Coleman (13 pontos), em favor do visitante.
“Eu gostaria de agradecer a todos os jogadores, ao Nilo [Guimarães – gestor da equipe], à toda a comissão técnica e à torcida. Desde o início da temporada passamos por dificuldades, mas honramos a linda história de Mogi das Cruzes dentro das quadras. O Fúlvio foi valente, fora dos limites dele, representando muito bem os jogadores este ano. Tivemos um super time nesse último jogo. O espirito do Coleman foi excelente. Jogando com o nariz quebrado e com o pé inchado. Isso traduz a nossa temporada. Estar no G8, para mim, foi um motivo de orgulho, aprendizado e espero ter contribuído com toda a minha experiência nesse ano tão atípico. Agora, vamos aguardar a finalização da temporada e esperar para que possamos ter uma equipe competitiva para premiar o sacrifício de 11 anos de luta do Mogi Basquete”, comentou o técnico Jorge Guerra, o Guerrinha, do Mogi.
Agora, o CR Flamengo aguarda a definição do seu adversário na próxima fase dos playoffs, que sairá do confronto entre Zopone/Gocil Bauru Basket e Paulistano/Corpore, que está empatado (1 a 1).