O CR Flamengo garantiu o bicampeonato da Copa Super 8 – 2021 ao derrotar o São Paulo FC, neste sábado (23 de janeiro), por 79 a 71 (36 a 41 no primeiro tempo), em jogo disputado no ginásio Antonio Prado Junior (CA Paulistano), na cidade de São Paulo (SP), na grande final. Com este resultado, o Rubro Negro garantiu vaga na próxima edição da Basketball Champions League Américas.
O jogo foi bastante disputado e demonstrou que as duas equipes jogaram penando exclusivamente na conquista do título. Com esse panorama, produziram belos e difíceis lances, além de promoverem várias alternâncias no comando do marcador.
O Tricolor demostrou o seu momento favorável iniciando bem a partida, levando vantagem nos dois períodos iniciais, terminando o primeiro tempo em vantagem, mas sem desgarrar muito – 15 a 19 (primeiro quarto) e 21 a 22 (segundo quarto). Na volta do intervalo, o São Paulo FC manteve o mesmo desempenho e fez a vantagem subir mais um pouco, com os seus principais jogadores atuando bem (15 a 20).
Nos dez minutos finais, no entanto, o técnico Gustavo De Conti conseguiu acertar a sua equipe, que tomou conta da partida, atuando melhor nos dois lados da quadra, não só tirando rapidamente a vantagem aberta pelo adversário, como assumindo o comando do marcador para vencer e garantir o bicampeonato (28 a 10).
Os destaques foram Alexandre Olivinha (19 pontos e 07 rebotes), o argentino Franco Balbi (16 pontos e 13 rebotes – double-double) e Marquinhos Souza (15 pontos, 06 rebotes e 05 assistências), pelo Mengão; o norte-americano Shamell Stallworth (24 pontos), Georginho de Paula (19 pontos e 11 rebotes – double-double), Lucas Mariano (09 pontos) e Kenny “Pequeno Notável” Dawkins (09 pontos), em favor do Tricolor.
“Toda temporada estamos chegando em finais e isso vai dando experiência, mesmo jogando contra um time muito bom como o São Paulo, que já tinha ganhado da gente. Continuamos focados no jogo, mesmo estando atrás do placar. Isso é trabalho também e trabalhamos forte toda a semana, todos os dias para conquistar coisas. Esse último quarto é o reflexo do Flamengo dentro da quadra”, disse o armador argentino Franco Balbi, do time carioca.
“É uma sensação muito boa, principalmente depois das nossas duas últimas finais, em que fomos vice-campeões da última Copa Super 8 e mais recentemente da Champions League. Isso mostra duas coisas: a primeira é que a gente está chegando em todas as competições. Fomos a todas as finais de todos os campeonatos, com exceção da Sul-Americana. É importante chegar, mas também é muito importante ganhar. Isso nos deixa marcados no clube, consagrada o time e todos ficam felizes. Estava na hora. Estávamos precisando muito”, acrescentou o técnico Gustavo De Conti.
O Jogador Mais Valioso (MVP) da decisão foi o ala/pivô Alexandre Olivinha, do CR Flamengo. “A gente sabe que quando chegamos no último quarto, com dez pontos atrás de diferença, tínhamos que fazer algo a mais, algo de diferente do que vínhamos fazendo nos três quartos anteriores e isso deu certo. A equipe ficou com um foco muito grande, aceleramos bastante o jogo, no último quarto tivemos um ótimo aproveitamento no ataque, conseguimos acertar algumas defesas e a equipe está de parabéns pelo trabalho que foi feito”, finalizou Olivinha.