Rubro Negro derrota a Unifacisa na grande final

O CR Flamengo-RJ sagrou-se tricampeão da Copa Super 8 2024 ao derrotar a Unifacisa-PB, neste sábado (03 de fevereiro), por 83 a 77 (43 a 38 no primeiro tempo), em jogo disputado no ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho), no Rio de Janeiro (RJ).

O jogo começou equilibrado, com as duas equipes se alternando no comando do marcador. Apenas na parte final do primeiro quarto, o CR Flamengo conseguiu desgarrar um pouco e passou a liderar. No segundo, o time carioca seguiu na frente, mas com vantagem mínima, pois o equilíbrio foi novamente à tônica neste período – 23 a 19 (primeiro quarto) e 20 a 19 (segundo quarto).

O Rubro Negro retornou melhor para o terceiro quarto e ditou o ritmo nos dois lados da quadra, ou seja, atacou dentro do que o técnico Gustavo De Conti solicitou e conseguiu brecar as principais ações ofensivas do rival. Desta forma, fez a vantagem crescer. Nos dez minutos finais, a Unifacisa voltou para o jogo e tentou a recuperação, baixando bastante a diferença, mas sem conseguir a aproximação necessária para buscar a virada nos minutos derradeiros – 24 a 14 (terceiro quarto) e 16 a 25 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram Scott Machado (16 pontos e 07 assistências), Didi Louzada (16 pontos, 09 rebotes e 04 assistências) e Gabriel “Jaú” Galvanini (16 pontos e 11 rebotes – double-double), pelo CR Flamengo; os argentinos Facundo Corvalan (20 pontos e 04 assistências) e Rafael Rachel (19 pontos e 11 rebotes – double-double), em favor da Unifacisa.

 

Foto: Paula Reis/CRF

 

“Eu queria dizer que sou um privilegiado por estar tanto tempo aqui no Flamengo. Eu dei uma sorte de pegar uma geração gloriosa, que praticamente ganhou todos os títulos, incluindo dois mundiais, a gente acabou de ser o único tricampeão da Copa Super 8. Acho que a diretoria merece um crédito muito grande por toda temporada montar equipes para disputar os títulos. Não é para participar. Sempre que o Flamengo entra na quadra é para disputar título, é cotado como favorito, e a diretoria está de parabéns pelo trabalho feito nos últimos anos. Nós jogadores tentamos corresponder dentro da quadra toda expectativa que sempre é criada no início do campeonato. Como eu falei, sou privilegiado de estar aqui há mais de 10 anos e ter conquistado alguns títulos”, comentou o ala/pivô Alexandre Olivinha, que esteve presente nas três conquistas da Copa Super 8.

“Fizemos uma semana quase perfeita, sabíamos que seria um grande desafio vencer os três primeiros colocados do NBB fora de casa para conquistar o título, e nós quase conseguimos concretizar o feito, então acho que a nossa equipe tem muito do que se orgulhar dessa trajetória na Copa Super 8. Hoje tivemos um pequeno momento de baixa durante o terceiro período, mas quando jogamos contra grandes equipes são esses detalhes que acabam decidindo o resultado do jogo e foi isso que aconteceu. De toda forma, conseguimos mostrar a força que a nossa equipe tem, o potencial que temos de brigar pelas posições mais altas da tabela e é isso que vamos buscar para o restante do NBB”, explicou o ala/armador da Unifacisa, André Góes.

O ala/pivô Gabriel “Jaú” Galvanini foi eleito o Jogador Mais Valioso (MVP) da competição. “Família e trabalho, prezo muito por isso e o MVP é consequência disso. Por trás de quem vai à quadra, tem uma esposa, uma filha que acompanha seu pai no treinamento (Liv e Helô). Então tem que agradecer a elas também e toda minha família (pai Fábio, mãe Patrícia e irmã Íris), porque 50% desse troféu é deles também”, destacou.

“Esse MVP, na verdade, é do time porque trabalhamos coletivamente. A equipe toda está de parabéns, fico feliz de ter levado por um ponto esse prêmio, mas é graças ao time”, completou Jaú.

A Copa Super 8 2024 é uma realização da Liga Nacional de Basquete (LNB), sem contar com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).