Já o São Paulo FC estreou com vitória emocionante
O Campeonato Brasileiro interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2021 teve seu segundo dia de jogos do Grupo A, nesta sexta-feira (23 de julho). Ao todo, foram cinco partidas no ginásio Antonio Prado Jr (CA Paulistano), em São Paulo (SP), uma das sedes dessa primeira fase da competição.
O destaque ficou por conta das largas vitórias do SC Corinthians Paulista, São José Basketball/Atleta Cidadão, Sesi Franca Basquete e Paulistano. Além disso, o São Paulo FC teve uma estreia emocionante contra o Stock Med/União Corinthians, iniciando sua jornada na maior competição de base do país com o pé direito.
No primeiro jogo, o Corinthians venceu o KTO/Caxias do Sul Basquete/Recreio da Juventude de forma dominante (78 a 48). Com um começo muito forte, o time alvinegro abriu 20 pontos de vantagem já no primeiro quarto, administrou bem o placar no restante da partida e alcançou sua segunda vitória seguida nesta edição da competição.
O Timão teve um jogo quase que perfeito, com muita intensidade na defesa e movimentações no ataque. A partida foi pautada no coletivo, que funcionou bem. Os destaques individuais da partida foram o ala Pedro Nunes (12 pontos e 11 rebotes) e os pivôs Victor (12 pontos) e Alê Ludwig (11 pontos, 10 rebotes e quatro assistências – double-double).
“Uma vitória muito boa, conseguimos abrir bem no começo apesar de termos jogado ontem, menos de 24 horas de descanso, mas a LDB é assim mesmo. Agora é seguir trabalhando. A gente sabe que foram só dois jogos, ainda temos três jogos pela frente e vamos tentar carimbar o 100% na segunda fase”, disse o Alê Ludwig, pivô do Corinthians, que teve 21 de eficiência, o maior índice no quesito entre todos na partida.
Já pelo time de Caxias do Sul, o armador Elias foi destaque. Além disso, o jogador foi o único de seu time a alcançar dígitos duplos na pontuação, com 11 pontos computados.
Logo em seguida, o São Paulo FC derrotou o Stock Med/União Corinthians por apenas dois pontos de diferença (72 a 70), estreando em grande estilo. O jogo foi marcado por muita intensidade, disputas físicas de ambos os times e vibração até o final.
Com 16 trocas de liderança e nove empates durante a partida, os dois times lutaram por todas as bolas e o equilíbrio entre ambas equipes reinou até o fim. Nos últimos momentos da partida, com 14 segundos no cronômetro, o ala/armador tricolor Matheus Eugeniusz chamou a responsabilidade, bateu para dentro e conseguiu a falta, que resultou em dois lances livres.
O armador foi para a linha de lance livre, converteu os dois chutes e deu a liderança da partida (72 a 70) para o São Paulo com três segundos para o fim. No lance seguinte, o União Corinthians teve a oportunidade de virar o resultado, mas não converteu, deixando a vitória nas mãos do Tricolor do Morumbi.
“Essa vitória tem um gostinho muito bom por dar início com o pé direito. A equipe está de parabéns, pois estamos há apenas dois meses juntos e a união do time desde o começo foi além do limite para conseguir essa vitória’’, declarou Eugeniusz.
“Acredito que venho tendo oportunidades no adulto, já é a minha terceira LDB, conforme o tempo vamos ganhando experiência, uma certa consciência de fazer as coisas certas. O mérito não foi só meu, mas da equipe inteira por esse empenho, completou o atleta são-paulino.
Dono dos dois últimos pontos do São Paulo na partida, Eugeniusz foi essencial para o triunfo não só nos momentos finais. O jogador saiu de quadra como o cestinha do Tricolor do Morumbi, com 26 pontos, além de ter pego quatro rebotes e distribuído sete assistências.
Ainda pelo São Paulo, o armador Pedro contribuiu para o triunfo de seu time com 13 pontos, sete rebotes e cinco assistências. Matheus Bernardo, com 14 pontos e quatro bolas de três pontos, também foi vital para o triunfo do tricolor.
Já pela equipe gaúcha, o pivô Malachias encontrou caminhos dentro do garrafão e anotou 13 pontos e sete rebotes. O ala/armador Bernardo Moller foi o jogador mais incisivo da equipe de Santa Cruz do Sul, contribuindo com 17 pontos e sete rebotes.
“Fizemos duas boas partidas, bem pegadas, mas faltou só fechar os jogos. Faltou um pouco de cadência, equilíbrio nas últimas bolas. Eles foram mais felizes nisso”, frisou Bernardo, do União Corinthians.
A segunda vitória seguida do Sesi Franca Basquete veio com certo domínio. O time do interior paulista venceu o Coritiba Monsters/Sociedade Thalia (69 a 46) e agora se prepara para o confronto com a ADRM/Maringá.
Pressão na bola, marcação forte e intensidade no ataque: o time francano conseguiu imprimir o ritmo habitual, principalmente no primeiro quarto e abriu larga vantagem logo no início. Novamente, o pivô Márcio Santos e o versátil ala/pivô Edu Marília foram os destaques da partida: 18 pontos e oito rebotes e 18 pontos e 11 rebotes (double-double), respectivamente.
“Mesmo enfrentando um dos times mais novos da LDB, viemos com a cabeça para impor nosso ritmo de jogo, nossa defesa forte, e mais uma vez conseguimos. Jogar do jeito que o Franca joga, um ‘basquete feliz’, como brincamos’’, disse Edu Marília, que apesar da grande estatura, jogou como armador em alguns momentos devido à ausência de Adyel, titular da equipe.
“Adyel faz uma falta tremenda para nós. Além de um belo jogador, é um ótimo amigo. A gente sempre tenta encontrar algo que falta na quadra. Sem ele, o que falta é essa liderança de levar a bola, de assumir a responsabilidade de chamar as jogadas. No basquete atual é preciso ser versátil, que é o meu ideal”, completou.
Já pela equipe paranaense, o ala/pivô Igor Santos foi o destaque com 11 pontos e oito rebotes.
O fim de tarde para o São José Basketball/Atleta Cidadão foi feliz. Após iniciar a LDB com vitória, o time joseense manteve os 100% de aproveitamento e venceu o desfalcado VipTech Campo Mourão Basquete/Assercam (85 a 63).
Os dois primeiros quartos da partida foram equilibrados, já que nenhuma equipe conseguiu desgarrar no placar. Na volta do intervalo, o ataque do time do interior paulista prevaleceu e ajudou a construir a vantagem para a vitória. O ala/armador Pedro (13 pontos e sete rebotes) e o pivô Ge (18 pontos) chamaram a atenção pelo São José.
“Vemos que o campeonato é muito forte e competitivo. Todas as equipes são de grande qualidade, então começar com duas vitórias é muito importante. Peço bastante o jogo coletivo e hoje conseguimos, principalmente no segundo tempo’’, comentou Cristiano Ahmed, treinador do São José.
Apesar do ala Mateus Diniz ter sido o cestinha da partida com 18 pontos, o aspecto físico pesou novamente contra o Campo Mourão, visto que só contam com quatro jogadores no banco de reservas. O time conseguiu competir no primeiro tempo, mas perdeu intensidade com o passar dos quartos, culminando na derrota.
No último, o CA Paulistano superou a ADRM/Maringá com uma boa vantagem (88 a 40). Intensos e vibrantes do início ao fim, os comandados do técnico Beto Jayme dominaram o jogo e continuam firmes no objetivo de classificar para a fase final.
Em mais um jogo que o coletivo do clube paulista fluiu muito bem, os destaques ficaram por conta do armador Matheus Buiú, com 15 pontos, e do ala/armador Jonatan, com 14 pontos.
“O nosso lema é sempre buscar algo a mais. Todos do nosso time têm total qualidade para jogar, todo mundo roda, todo mundo está em quadra. Não tem vaidade em forçar bolas, todo mundo passa um para o outro. Saber jogar coletivamente é uma qualidade nossa é algo que nosso treinador preza muito”, comentou Jonatan, do CAP.
Com 10 pontos e três assistências, o ala/armador Paulino foi o destaque pelo lado do ADRM/Maringá.
O Campeonato Brasileiro interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) prossegue neste sábado (24 de julho), no mesmo local, com estes confrontos: São Paulo FC x Coritiba/Thalia (09h), São José Basketball x KTO/Caxias do Sul/Recreio (11h15), Pato Basquete x StockMed/União Corinthians (13h30), Sesi Franca Basquete x ADRM/Maringá (15h45) e CA Paulistano x VipTech Campo Mourão Basquete/Assercam (18h) – todos no horário de Brasília.