O SC Corinthians Paulista está impulsionando a sua equipe máster de basquetebol. Formada em sua maioria por atletas que vestiram a camisa alvinegra em algum momento de suas carreiras, o time está disputando o campeonato de uma liga da capital paulista, mas deve jogar outras competições, além de fazer jogos amistosos em cidades do estado de São Paulo, assim como ocorre com a equipe similar de futebol.
De acordo com o assessor direto da categoria, Ricardo dos Santos Freire, o Ricardinho, a equipe máster do SC Corinthians Paulista foi criada no primeiro semestre de 2019, formada basicamente por associados, com alguns poucos militantes. “Neste primeiro ano de existência, disputamos a categoria +35 da NBC e vencemos. Com esse bom início, aumentamos as expectativas, pois o Corinthians é uma equipe que tem sempre que entrar muito forte e começamos a convidar pessoas de fora (militantes) para integrar a equipe”, explicou.
“Com isso, chegaram o André Brazolin, Jefferson Sobral, Pitchulla, Santana e o Kid, todos bastante rodados e experientes, que nos deram a chance de formar uma equipe realmente forte, com uma parte de associados e outra de militantes”, complementou Ricardinho.
O ex-jogador da NBA (liga profissional norte-americana) e do Harlem Globetrotters, Jefferson Sobral, afirma que está sendo uma grande alegria seguir atuando em bom nível. “A criação da equipe máster já havia ocorrido para disputar os campeonatos desta faixa etária e, a partir do Ricardinho e do André Brazolin, surgiu o convite para me juntar a esse grupo e voltar a vestir o manto sagrado. Estou muito feliz por seguir nas quadras, ainda mais representando a minha equipe de coração”, relatou o ala/pivô, que havia defendido o Corinthians nas categorias de base.
Já André Brazolin, que viveu um período muito bom da sua carreira vestindo a camisa corintiana, é um dos mais entusiasmados com a equipe de máster. “É uma honra voltar a vestir a camisa do Corinthians nesta equipe máster, que funciona como uma família. Temos um elenco muito forte, com a cara do clube, que luta o tempo todo; é gostoso, depois de 20 anos, voltar a jogar pelo Timão”, comentou.
Atualmente, o Timão disputa a Summer League da NCB, com oito jogos realizados no primeiro turno e 100% de aproveitamento, ocupando a liderança isolada na classificação geral. “A nossa perspectiva é trazer cada vez mais jogadores de nome para representar o Corinthians; o Danilo Castro, hoje comentarista da Band, também está inscrito nessa competição e deve estrear agora no returno. Outros nomes podem chegar, mas como ainda estamos em fase de negociação, ainda não podemos divulgar”, explicou Ricardinho.
“O Danilo sempre foi adversário e agora vai ter a oportunidade de jogar ao nosso lado, vestindo a camisa do seu clube de coração. Trata-se de um grande reforço”, opinou Brazolin.
Os planos da equipe máster estão definidos. “Queremos seguir disputados as competições desta categoria, com a faixa etária variando de 40 a 42 anos, para manter a equipe forte e atuante o ano todo, além de disputar o Campeonato Paulista, organizado e administrado pela União dos Veteranos de Basquetebol (UVB)”, relatou Ricardinho.
“Almejamos também montar uma equipe na categoria 47+, pois sempre queremos dar oportunidades aos associados do Corinthians, que conta com muitos ex-jogadores em seu quadro, como eu e outros atletas; reforçaremos essa equipe com militantes, especificamente nas posições que julgarmos necessárias”, acrescentou o assessor.
“Para o futuro, a exemplo do que acontece com a equipe máster do futebol, pretendemos fazer jogos de exibições no interior do estado, em aniversários das cidades e inaugurações de ginásio, já que contamos com grandes jogadores no nosso elenco”, finalizou Ricardo dos Santos Freire.