A Confederação Sul-americana de Basketball (Consubasquet) definiu tudo sobre a Liga Sul-americana de Clubes Feminina – 2019, que começa em maio e contará com oito equipes: Sampaio Basquete (Brasil), Vera Cruz Campinas (Brasil), Deportivo Berazategui (Argentina), Quimsa (Argentina), Tenis La Paz (Bolívia), Club Copacabana de Antioquia (Colômbia), Club Lums (Equador) e Leonas (Equador).
“Uma das primeiras metas do novo Comitê Executivo da Consubasquet é colocar em ação a Liga Sul-americana Feminina de Clubes. Apesar do pouco tempo, já que assumimos em 09 de março, graças a excepcional colaboração dos clubes do naipe feminino e suas diretorias, logramos êxito em formatar este torneio. Sabemos que teremos muito que ajustar, mas já retornamos com esta competição, o que é o mais importante”, comentou Marcelo Bedoya, presidente da Consubasquet.
“É uma alegria poder colocar em prática um dos itens que estavam na lista de prioridades da diretoria comandada pelo presidente Bedoya. Certamente, essa competição de clubes ajudará no fortalecimento e desenvolvimento do basquete feminino nos países sul-americanos”, complementou o brasileiro Marcelo Sousa, vice-presidente da Confederação Sul-americana.
A última edição da Liga Sul-americana de Clubes havia sido realizada em 2015, em Puento Alto, no Chile, com o brasileiro Corinthians/Americana conquistando título ao derrotar o UTE, do Equador, na grande final (70 a 60).
De acordo com o regulamento, na fase inicial as oito equipes serão divididas em dois grupos (A e B) com quatro integrantes em cada um deles. Estas equipes jogarão em turno único, dentro de suas respectivas chaves; os dois melhores colocados em cada uma delas se qualificam a etapa decisiva. Os quatro classificados jogam o Final Four no mesmo formato, quando será apurado o grande campeão.
Na primeira fase, o Grupo A será jogado no ginásio do Club Quimsa, em Santiago de Estero, na Argentina, de 16 a 18 de maio, com estas equipes: o anfitrião Quimsa, Deportivo Berazategui, Club Copacabana de Antioquia e Tenis La Paz. O Grupo B, que terá sede Coliseo Teodoro Gallegos Borja, em Riobamba, no Equador, será disputado de 23 a 25 de maio, com estas agremiações: o anfitrião Club Lums, Leonas, Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas.
Já o Final Four será realizado nos dias 30 de maio e 1º de junho, em local a ser definido.