Lançamento ocorrerá no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP)
A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) fará o lançamento oficial do ‘Circuito Brasileiro de Basquete 3×3 – 2018’, no dia 16 de dezembro (sábado), a partir das 09h00 (de Brasília), no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP). E não apenas da competição nacional, mas da temporada da modalidade, que inclui ainda duas competições internacionais a serem disputadas no Brasil.
O Circuito Brasileiro de Basquete 3×3 será disputado, no masculino e feminino, nas categorias Sub-18 e Open (adulto). Serão seis etapas, indoor e outdoor, sendo a primeira de 14 a 18 de março. O Circuito terá premiação em dinheiro para os oito primeiros colocados da categoria Open e na última etapa o prêmio será pago em dobro. Com a realização de uma etapa por mês, em variadas cidades brasileiras, a competição será disputada até setembro, à exceção do mês de junho.
O campeão masculino conquistará a vaga para representar o Brasil na etapa de Quito do World Tour, em 22 e 23 de setembro. Completam o calendário mais uma competição nacional, a Copa do Brasil, e duas internacionais, em parceria com a FIBA, o Challenger e a Copa América. A CBB fechou parceria com o Grupo Globo para a transmissão do basquete 3×3.
O Challenger reunirá equipes nacionais e internacionais e será classificatório para a etapa do World Tour no Canadá, em 21 e 22 de julho. A Copa América será disputada no masculino e feminino e funcionará para os homens como preparatória para o Campeonato Mundial, a ser disputado nas Filipinas, de 08 a 12 de junho. O Brasil já garantiu a participação no Mundial Masculino por ocupar a sétima posição no ranking da FIBA, que classifica até o 20º colocado. No feminino, a 23ª posição no ranking deixou a equipe brasileira fora da competição. A Copa do Brasil será disputada pelas oito equipes mais bem colocadas no Circuito Nacional.
“O Basquete 3×3 terá toda a nossa atenção. Queremos investir na modalidade que tem grande conexão com os jovens e que nos abre uma enorme oportunidade de crescer. Com sua inclusão nos Jogos Olímpicos não podemos deixar escapar a chance de fazer um trabalho sério que nos traga resultados. O masculino já ocupa uma boa posição no ranking da FIBA e queremos ver o feminino na mesma trajetória”, revelou Guy Peixoto Jr, presidente da CBB.
O Basquete 3×3 é parte do Projeto Olímpico da CBB para os Jogos de Tóquio 2020, quando fará sua estreia em Olimpíada. O Brasil ocupa hoje a sétima posição do ranking masculino da FIBA e a 23ª no feminino.