O EC Pinheiros derrotou o Mogi das Cruzes Basquete, na noite de sábado (25 de janeiro), por 110 a 106, no tempo extra, em duelo equilibrado, realizado no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), na cidade de São Paulo (SP), válido pelo returno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2019/2020. O tempo normal terminou 92 a 92 (43 a 41 no primeiro tempo).
O lateral Betinho Duarte teve atuação amplamente destacada e comandou o representante da capital paulista nos momentos capitais do jogo, pois a partida foi extremamente disputada e muito bem jogada, com os dois times se alternando no comando do marcador até fechar os 40 minutos em igualdade. O time da casa foi melhor no quarto inicial e o visitante se recuperou e ficou ligeiramente na frente no segundo – 22 a 19 (primeiro) e 21 a 22 (segundo).
Nos dois quartos finais, o panorama seguiu o mesmo, com o EC Pinheiros levando vantagem na volta do intervalo e o Mogi das Cruzes Basquete dando o troco e igualando as ações nos dez minutos finais – 27 a 21 (terceiro) e 22 a 30 (quarto). No tempo extra, a equipe da capital paulista fez valer o seu mando de quadra para garantir o resultado positivo (18 a 14).
Os principais nomes da partida foram Betinho Duarte (46 pontos, 04 rebotes e 03 assistências) e o norte-americano Corderro Bennett (22 pontos, 07 rebotes e 09 assistências), pelo time da casa; André Goes (24 pontos e 06 rebotes) e Danilo Fuzaro (23 pontos e 03 rebotes), em favor do visitante.
“É uma atuação que vou guardar com carinho na memória, principalmente porque vencemos. Perdíamos por sete pontos faltando apenas um minuto para acabar o último quarto. O jogo que o grupo fez, permitiu que eu tivesse essa atuação destacada. Quando se atinge metais pessoais, a satisfação é grande, mas o que vale é o coletivo. Desde os últimos jogos do ano passado, estamos buscando uma leitura mais precisa no final das partidas para evitarmos derrotas nos últimos minutos, como vinha acontecendo. Agora, a folga de dez dias na tabela será fundamental para descansarmos e treinarmos para os dois próximos jogos fora de casa”, declarou Betinho.
“Não soubemos fechar o jogo. Demos três lances-livres decisivos e mais os rebotes nas mãos deles. Mas basquete é assim. Tem que acontecer situações assim para haver um jogo emocionante, como o de hoje. Diante das nossas dificuldades, fizemos uma brilhante partida contra uma equipe que vem praticamente completa, está jogando em casa e bem no campeonato”, salientou o técnico Jorge Guerra, o Guerrinha.
Com este resultado, o EC Pinheiros ocupa a quinta colocação na classificação geral, com 66.7% de aproveitamento – 12 vitórias e 06 derrotas. Já o Mogi das Cruzes Basquete aparece no quarto lugar, com 68.8% de aproveitamento – 11 vitórias e 05 derrotas.
O próximo compromisso do EC Pinheiros será contra o Sesi Franca Basquete, no dia 04 de fevereiro (terça-feira), às 20h (de Brasília), no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP). Já o Mogi das Cruzes Basquete buscará a recuperação contra o Basquete Cearense, nesta segunda-feira (27 de janeiro), às 20h (de Brasília), no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP).