No 3o quarto, o Bauru teve 50% de aproveitamento nos arremessos de quadra
O Sendi/Bauru Basket iniciou o ano de 2018 com uma importante vitória fora de casa. Com grande atuação do pivô Rafael Hettsheimeir, a equipe paulista teve um grande terceiro quarto e superou o Botafogo-RJ, por 77 a 60, de virada, em duelo realizado nesta quinta-feira (04 de janeiro), no ginásio Oscar Zelaya (General Severiano), no Rio de Janeiro (RJ).
Perdendo por dois pontos (37 a 35), o Bauru voltou do intervalo com tudo e não só virou o jogo como entrou no último período com 16 pontos de frente. O grande responsável pela expressiva virada dos visitantes foi Hettsheimeir, que chamou a responsabilidade e marcou 15 pontos para liderou a vitória parcial de sua equipe por 26 a 8.
Durante sua incrível atuação na terceira parcial, Hettsheimeir teve 6/8 nos arremessos de quadra, com direito a três bolas de três. Mesmo sem atuar no último quarto, o pivô foi o cestinha da partida, com 24 pontos, e teve uma de suas melhores atuações nesta temporada. Grande parte da pontuação do experiente no terceiro quarto veio com assistências de Kendall Anthony; as três bolas de três convertidas pelo pivô nasceram em jogadas de “pick and pop” com o norte-americano. O armador ainda deu mais uma assistência para o camisa 30 converter bola de dois pontos durante a arranca bauruense.
“A gente melhorou nossa defesa. Essa foi a chave. No primeiro tempo defendemos muito mal e demos espaço ao time deles. No segundo tempo foi diferente e sofremos pouco mais de 20 pontos nos dois últimos quartos. Isso também nos fez atacar com mais tranquilidade. Assim conseguimos abrir vantagem e administramos bem até o fim”, disse Hettsheimeir, que tem média de 11,8 pontos neste NBB.
Agora com sete vitórias em 11 jogos, o Bauru se aproximou ainda mais do G-4. Ainda na sexta posição, a equipe igualou o número de vitórias do quinto colocado Sesi/Franca e tem apenas um resultado positivo de distância Paulistano/Corpore, dono da quarta posição.
Jogando em sua terra natal, Duda Machado teve boa atuação e marcou 14 pontos. Já o armador Kendall Anthony marcou 12 pontos e distribuiu seis assistências. Mesmo sem destaque na pontuação, Alex foi outra figura importante e somou nove pontos, cinco rebotes e cinco assistências.
Mostrando muita energia em quadra, o time carioca liderou o primeiro tempo do início ao fim. Com destaque para os 11 pontos marcados pelo pivô Coimbra, os donos da casa mantiveram em vantagem e, em três oportunidades, chegaram a ter seis pontos de frente. No terceiro quarto, o Bauru teve 50% de aproveitamento nos arremessos de quadra (9/18), enquanto que o Botafogo teve apenas 16%, com quatro convertidos em 24 tentados. Sem ir à linha do lance livre nenhuma vez, a equipe alvinegra ainda cometeu seis erros na parcial contra apenas um dos paulistas.
Com larga vantagem no placar construída, o Bauru se impôs no último quarto e não deu qualquer chance de reação ao Botafogo. Para isso, a equipe manteve sua defesa agressiva e limitou o ataque carioca a apenas nove pontos nos sete primeiros minutos do período.
“No primeiro tempo tivemos uma intensidade maior. A partir do terceiro quarto eles subiram a defesa e fizeram a gente sair do padrão. Fora que não conseguimos segurar a produção do Hettsheimeir. Isso fez toda a diferença para a diferença no terceiro quarto”, disse Guga Cecatto, que deixou a quadra com dez pontos e sete assistências.
“Estamos com vários desfalques, principalmente no perímetro, e sou o único armador de ofício disponível. Isso dificultou um pouco mais as coisas para nós”, completou o armador de 22 anos, ao lembrar-se dos desfalques dos armadores Jamaal, Arnaldinho e Rafinha, todos lesionados.