CR Flamengo, Minas Tênis Clube, São Paulo FC e Sesi Franca Basquete estão na luta pelo título

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O basquete brasileiro vive um momento histórico na esfera internacional. Dos oito classificados ao ‘Final 08’ da Basketball Champions League Americas 2021, quatro são do Novo Basquete Brasil (NBB): CR Flamengo, Minas Tênis Clube, São Paulo FC e Sesi Franca Basquete, que entrarão em quadra neste sábado (10 de abril) pelas quartas-de-final do maior torneio das Américas. A fase final inteira da BCLA será realizada no Polideportivo Alexis Arguello, na cidade de Managua, na Nicarágua, e terá transmissões ao vivo pelo DAZN.

Todas as séries serão decididas em jogo único. Quem vencer, avança à próxima fase. As semifinais acontecerão já no domingo (11 de abril), enquanto a grande decisão será na terça-feira (13 de abril). O campeão conquistará uma vaga na próxima edição da Copa Intercontinental de Clubes da FIBA.

O primeiro brasileiro a entrar em quadra será o São Paulo FC. Estreante na competição, o Tricolor vem de uma temporada histórica: terceiro lugar na fase de classificação NBB (23 vitórias e sete derrotas) e classificado entre os oito melhores clubes do continente.

Vice-líder do Grupo B (duas vitórias e duas derrotas), o Tricolor vai encarar o bicampeão das Américas (2018 e 2019), o poderoso San Lorenzo (ARG), que avançou aos playoffs de forma invicta na primeira colocação do Grupo C, com quatro triunfos em quatro oportunidades. O duelo terá início às 14h40 (de Brasília).

“Agora é duelo de titãs, onde tudo será decidido num jogo só. Acredito que a equipe (do São Paulo), pela experiência que tem e por conhecer os atalhos, pode ter uma boa atuação contra esse adversário bastante conhecido e qualificado ainda nesta primeira fase dos playoffs”, afirmou o comandante do São Paulo FC, Cláudio Mortari, que foi campeão da Liga das Américas 2013 pelo Pinheiros – ao lado de Shamell, que foi o MVP.

Em seguida será a vez do CR Flamengo, que chega invicto aos playoffs da BCLA, com cinco vitórias em cinco jogos no Grupo D. Seu adversário será o Caballos de Coclé (Panamá), que teve três triunfos em seis partidas no Grupo A. O duelo será às 17h10 (de Brasília).

“Assisti todos os jogos deles na BCLA e são uma equipe muito experiente e bem dirigida pelo Flor Melendez. É praticamente uma Seleção, recheada de jogadores internacionais e muito experimentados. Para vencê-los teremos que jogar no nosso limite e fazer prevalecer o conjunto, o jogo coletivo, e principalmente a defesa, pois trata-se de um adversário extremamente capaz de pontuar bastante”, disse o técnico do CR Flamengo, Gustavo De Conti.

Além da grande campanha na BCLA, pode se dizer que o Flamengo vive uma fase histórica. A equipe do técnico Gustavo De Conti encerrou a fase de classificação do NBB igualando a melhor campanha da história: 28 vitórias em 30 jogos (93,3%), a mesma do Bauru em 2014/2015. E de quebra, são 23 triunfos em 23 partidas no ano de 2021 para os rubro-negros.

Outro brasileiro em ação no ‘Final 8’ da BCLA será o Minas Tênis Clube, vice-líder do Grupo D com duas vitórias em seis partidas. O rival será ninguém menos que os atuais campeões da Basketball Champions League Américas, o Quimsa (ARG), que foi líder do Grupo B com três resultados positivos em quatro jogos. A bola vai subir às 19h40 (de Brasília).

O momento não poderia ser melhor para os minastenistas. No NBB, a equipe conquistou a melhor campanha de sua história no NBB na fase de classificação: segunda colocação geral com expressivas 26 vitórias e quatro derrotas (86,7% de aproveitamento). Que momento para os comandados do técnico Léo Costa.

“Tudo começou com a ambição do clube para montar uma equipe forte e competitiva esse ano. A gente sabia que com a qualidade dos jogadores que foram contratados, esse feito seria possível. Em nenhum momento deixamos de trabalhar. Nós nos colocamos nessa posição de atingir esse feito histórico no clube, com muito trabalho e dedicação da comissão técnica e jogadores. Nesses três últimos jogos, nós conseguimos crescer bastante para a Champions. Essa última partida contra o Bauru foi de extrema importância para termos um teste forte. A gente sabe que vai ser uma competição duríssima. Nessa fase só tem times campeões dos seus países, que merecem estar ali o tanto quanto a gente”, afirmou o pivô JP Batista, do Minas.

E por fim, na última partida do sábado, o tradicional Sesi Franca Basquete avançou aos playoffs da BCLA 2021 ao conquistar o segundo lugar do Grupo C, com duas vitórias e duas derrotas. O rival será o dono da casa Real Esteli, da Nicarágua, que foi líder do Grupo A (quatro vitórias e duas derrotas).

No NBB 2020/2021, os francanos tiveram uma temporada de muitos altos e baixos e encerraram sua participação na fase de classificação na sétima colocação, com 15 vitórias e 15 derrotas (50% de aproveitamento). No entanto, a sensação é de confiança para buscar a vaga no ‘Final 4‘ da Basketball Champions League.

“Temos uma campanha muito produtiva na Champions até agora. Vencemos duas vezes o Obras Sanitárias na Argentina e conseguimos a vaga entre os oito melhores do torneio. Estamos com a cabeça tranquila e acima de tudo motivados para esse primeiro jogo para buscarmos o grande objetivo que é ficar entre os quatro melhores times das Américas”, declarou o técnico do Sesi Franca, Helinho Garcia.

Tabela

Sábado (10 de abril) – Quartas de final
14h40 – San Lorenzo (ARG) x São Paulo FC
17h10 – CR Flamengo x Caballos de Coclé (PAN)
19h40 – Quimsa (ARG) x Minas Tênis Clube
22h10 – Real Esteli (NIC) x Sesi Franca Basquete

Domingo (11 de abril) – Semifinais
19h40 – Vencedor 1 x Vencedor 2
22h10 – Vencedor 3 x Vencedor 4

Terça-feira (13 de abril) – Final
19h40 – Disputa de 3º lugar
22h10 – Grande Final

Fonte: LNB