Definidas as equipes para a jr. nba League 2018. Na noite da última segunda-feira (02 de abril), no Teatro das Artes (Shopping Eldorado), com as presenças ilustres de ‘Magic’ Paula e Alessandra, campeãs mundiais em 1994 e medalhistas de prata nas Olimpíadas de Atlanta-1996, foi realizado o Draft da competição, com a definição das franquias que os times masculinos e femininos vão representar. A bola sobe para o campeonato no próximo sábado, dia 7, e as ‘Lendas’ do basquete feminino deram o recado.

“Eu comecei numa cidade pequena, sem estrutura e nem muito apoio, mas acreditei no meu sonho. Vocês estão tendo a oportunidade de participar de um evento da NBA, de competir por equipes da liga representando as suas escolas e projetos. Divirtam-se”, afirmou Paula, idealizador do Instituto Passe de Mágica, que vai vestir a camisa do Brooklyn Nets.

“Joguei 20 anos na Seleção Brasileira, passei por times de diversos países e pela WNBA. O esporte me fez quem eu sou e sou muito grata ao basquete por isso. Imagino a alegria que estão sentindo e é muito legal ver o brilho nos olhos de vocês. Aproveitem ao máximo essa experiência”, disse Alessandra, madrinha da Recanto Verde Sol, que vai jogar como Denver Nuggets.

Diante de quase 600 meninos e meninas, familiares e professores, que lotaram o espaço, Anderson Varejão, campeão pelo Golden State Warriors na temporada 2016-2017, deu as boas-vindas aos presentes no telão. “Eu sei como é estar aí, nessa expectativa do Draft. Eu fui draftado, é uma ansiedade grande, mas uma alegria enorme também. Aproveitem e lembrem-se: na NBA, não há bola perdida”.

Coube a Everaldo Marques conduzir o anúncio das equipes. Uma a uma, o narrador dos canais ESPN, foi anunciando as camisas que as 42 equipes (30 no torneio masculino e 12 no torneio feminino) vão vestir no campeonato. Desde o primeiro time, o Colégio Santi, que representará o Phoenix Suns, até o Instituto Superação, que será o Houston Rockets, dono da melhor campanha da liga na temporada 2017-2018, aplausos e muita comemoração a cada escolha revelada.

A jr. nba League traz muitas novidades para 2018. Além da inclusão da competição feminina, a liga escolar, que terá meninos e meninas de 12 a 14 anos (nascidos a partir de 2004 e não federados) e será disputada entre abril e junho, nos mesmos moldes da liga profissional dos Estados Unidos, vai promover, pela primeira vez, um ‘All-Star Game’, em 12 de maio, no Colégio Miguel de Cervantes. Tabela completa, chaves da competição e informações completas sobre a jr. nba League no site oficial do evento (www.jrnbaleague.com.br).

Como premiação, a organização vai oferecer troféus ao ‘MVP’ (Melhor Jogador) do All-Star Game e da competição, aos vencedores dos torneios individuais do ‘All-Star Weekend’ e anéis aos campeões, exatamente como acontece na NBA.

A jr. nba League é uma plataforma de sucesso em mais de 20 países como Espanha, Sérvia, Rússia, Congo, Itália, Quênia, Turquia, Argentina, México e Inglaterra, entre outros.

Programação
07.04 a 09.05 – Temporada Regular
12.05 – All-Star Game (Colégio Miguel de Cervantes)
18.05 a 20.05 – Camp jr. nba (Clube Alto dos Pinheiros)
26.05 a 02.06 – Playoffs
09.06 – Finais (Colégio Salesiano Santa Teresinha)

Relembrando 2017…
O Colégio Bandeirantes, representando o New Orleans Pelicans, foi o campeão do primeiro jr. nba League no Brasil. Na decisão do torneio, disputada no Colégio Salesiano Santa Terezinha, o Pelicans/Band derrotou o Philadelphia 76ers/Dante Alighieri por 24 a 21 em confronto definido nos segundos finais. Rodrigo Gaspar, do Bandeirantes, foi eleito o ‘MVP’ (Jogador Mais Valioso). Nos desafios de arremessos e habilidades, cada escola teve um representante: Francisco Moura (Detroit Pistons/Escola Castanheiras) foi o vencedor nos arremessos, Guilherme Camargo (Golden State Warriors/Santi) levou a melhor em habilidades. Guilherme foi ainda o maior pontuador do campeonato. O Colégio Eduardo Gomes (Dallas Mavericks) foi a equipe preferida no ‘Torcidômetro’.

Abaixo a relação das equipes participantes da jr. nba League:

Masculino
1 – Instituto Superação / Houston Rockets
2 – Escola Castanheiras / Golden State Warriors
3 – Colégio Notre Dame / Toronto Raptors
4 – Colégio Albert Sabin / Boston Celtics
5 – Colégio Dante Alighieri / Portland Trail Blazers
6 – Colégio Jardim São Paulo / Cleveland Cavaliers
7 – Colégio Marista Arquidiocesano / Oklahoma City Thunder
8 – Colégio Miguel de Cervantes / New Orleans Pelicans
9 – Colégio Pentágono Morumbi / San Antonio Spurs
10 – Escola Vértice / Philadelphia 76ers
11 – Saint Paul’s School / Indiana Pacers
12- Escola Morumbi / Minnesota Timberwolves
13 – Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré / Utah Jazz
14 – Colégio Amorim / Washington Wizards
15 – Instituto Brazolin / Denver Nuggets
16 – Colégio Bandeirantes / Miami Heat
17 – Colégio Batista Brasileiro / Los Angeles Clippers
18 – Colégio Etapa / Milwaukee Bucks
19 – Colégio Santo Américo / Detroit Pistons
20 – Colégio Mater Amabilis / Charlotte Hornets
21 – Colégio Humboldt / Los Angeles Lakers
22 – Colégio Eduardo Gomes / New York Knicks
23 – Escola Pública Professor Jácomo Stavale / Chicago Bulls
24 – Colégio Stella Maris / Sacramento Kings
25 – Instituto Passe de Mágica / Brooklyn Nets
26 – Fundação Bradesco Jardim Conceição / Dallas Mavericks
27 – Colégio Salesiano Santa Teresinha / Orlando Magic
28 – Santa Fé Hunters / Atlanta Hawks
29 – Graded School / Memphis Grizzlies
30 – Colégio Santi / Phoenix Suns

Feminino
1 – Colégio Albert Sabin / Boston Celtics
2 – Colégio Dante Alighieri / Portland Trail Blazers
3 – Colégio Miguel de Cervantes / New Orleans Pelicans
4 – Colégio Vértice / Philadelphia 76ers
5 – Saint Paul’s School / Indiana Pacers
6 – Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré / Utah Jazz
7 – Colégio Amorim / Washington Wizards
8 – Recanto Verde Sol / Denver Nuggets
9 – Colégio Bandeirantes / Miami Heat
10 – Colégio Etapa / Milwaukee Bucks
11 – Instituto Passe de Mágica / Brooklyn Nets
12 – Graded School / Memphis Grizzlies

Representantes de cada uma das 42 equipes posam para a foto oficial do Draft / Wander Roberto-Inovafoto