Algumas novidades estão previstas para serem implementadas no próximo ano
Com o ano de 2019 quase chegando ao final, o São Paulo DC, um dos principais nomes do Basquete 3×3 brasileiro e sul-americano, já fez as devidas análises e, depois isso, traçou as novas metas, aquelas que deverão ser alcançadas em 2020, que será um ano muito importante para a modalidade, não só em termos nacionais, como internacionais também.
De acordo com Gustavo Bracco, manager do São Paulo DC, algumas novidades estão previstas para serem implementadas no próximo ano. “Queremos e vamos tentar aumentar a nossa abrangência, com uma nova categoria no naipe masculino, que é o sub-18, e a criação da equipe feminina sub-23. Assim, seguiremos na vanguarda, trabalhando ainda mais em prol do Basquete 3×3 brasileiro”, comentou.
Especificamente para a equipe adulta masculina, Bracco, além de ver os atletas que compõem o elenco nas futuras convocações da Seleção Brasileira, definiu metas importantes para o time. “Queremos disputar, ao menos, três etapas do FIBA World Tour e lutar para chegar à semifinal nestas competições; buscar o tetracampeonato do Brasileiro, organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), e também o tricampeonato da ANB”, relatou.
Para o conjunto sub-23 masculino, o manager também tem objetivos importantes estabelecidos; no recém-criado sub-18 masculino, Gustavo já definiu as primeiras metas. “Para o sub-23 masculino, queremos disputar o Mundial da categoria, com pelo menos três atletas da equipe integrando a Seleção Brasileira; almejamos buscar os títulos do Campeonato Brasileiro da CBB e da Liga ANB. Já o sub-18 tem como meta também lutar pelos títulos do Brasileiro e da Liga ANB”, explicou.
Com relação a equipe universitária, que tem parceria com a Universidade Paulista (Unip), os objetivos são os mesmos deste ano. “Queremos repetir o que fizemos em 2019, ou seja, ir subindo gradativamente os degraus, até chegar a disputa da Copa do Mundo Universitária (FISU). Para isso, temos que vencer as etapas estadual (Jub’s), nacional (Jub’s) e pan-americana; é trabalho dobrado para mantermos, pelo menos o mesmo retrospecto, mas queremos sempre evoluir”, comentou Bracco.
Por fim, para o naipe feminino, é viabilizar a criação da equipe. “Queremos formar a equipe e disputar a Liga ANB e Brasileiro da CBB. Almejamos também também as competições universitárias: estadual (Jub’s) e nacional (Jub’s), buscando uma vaga na etapa pan-americana. Queremos formar esta equipe”, explicou Gustavo.
Como sempre ocorreu na história do São Paulo DC, graças a gestão ousada e arrojada, a equipe sempre esteve na vanguarda, sendo pioneira em vários aspectos e, para 2020, o pensamento não é diferente. “Vamos seguir lutando pelo engrandecimento do Basquete 3×3 nacional, fazendo tudo que está ao nosso alcance para auxiliar no crescimento e desenvolvimento interno da modalidade. Desafios e metas nos motivam cada vez mais”, completou Bracco.
O São Paulo DC3x3, equipe filiada à Federação Paulista de Basketball (FPB), é apoiado pelo projeto Drible Certo no Mundo, aprovado junto a Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo. Projeto patrocinado pela Havan e Decathlon Brasil. Apoios: Naturiza, NAR – Núcleo de Alto Rendimento, Uniformes Overtime, Meias Elite e Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal – APCEF. Realização: B16 Incentivo e Instituto Futuros Craques.