O Kirolbet Baskonia, do armador Marcelinho Huertas, derrotou o FC Barcelona, nesta sexta-feira (03 de maio), por 84 a 72 (32 a 34 no primeiro tempo), mesmo atuando no Palau Blaugrana, na cidade de Barcelona (ESP), em jogo remarcado, válido 28ª rodada da fase inicial da Liga ACB – 2018/2019. Com essa vitória, o representante de Vitoria-Gasteiz contabiliza 22 vitórias e 07 derrotas, seguindo na terceira colocação na classificação geral.
O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio, demonstrando que a partida seguiria esse cenário até o final. Desta forma, o FC Barcelona levou ligeira vantagem nos dois quartos iniciais e foi ao vestiário na frente – 17 a 18 (primeiro) e 15 a 16 (segundo).
O Kirolbet Baskonia, no entanto, voltou melhor para o terceiro quarto e conseguiu dominar ações, conseguindo a virada no placar e, depois, abrir vantagem, com Huertas tendo excelente performance e o setor defensivo funcionando mais (25 a 17). Nos dez minutos finais, o clássico voltou a ficar acirrado, mas a equipe visitante soube controlar bem a vantagem aberta no período anterior e esteve na frente para vencer fora de casa e seguir lutando pela liderança nesta reta final da primeira fase (27 a 21).
O brasileiro Marcelinho Huertas foi um dos grandes nomes da partida, não só pelos números, mas pela condução da equipe em quadra. O armador do Baskonia anotou oito pontos, apanhou um rebote, deu sete assistências e recuperou uma bola, em 21min20 de presença em quadra, o que resultou em 17 de valoração.
“Grande vitória para nos aproximarmos das primeiras colocações na tabela de classificação, estamos agora a uma vitória do Barcelona e do Real Madrid, com chance de conseguir concluir a fase inicial na segunda ou primeira colocação, dependendo dos resultados nas últimas rodada. Além da boa vitória, nós conseguimos reverter o average, já que havíamos perdido por uma diferença de nove pontos no turno e agora, no returno, vencemos com vantagem favorável de 12; em caso de empate com o Barça, ficaremos na frente, por isso, considero um resultado de peso ao nosso favor”, comentou Huertas.
O brasileiro teve também um excelente aproveitamento ofensivo, com 100% nos arremessos de dois pontos (três convertidos) e também nos lances livres (dois convertidos); o único erro aconteceu em um tiro de três pontos.
Os outros destaques do jogo foram estes Adam Hanga (19 pontos e 05 assistências) e Pierre Oriola (13 pontos e 08 rebotes), pelo time mandante; Darrun Hilliard (15 pontos e 02 rebotes) e Shavon Shields (18 pontos e 08 rebotes), em favor do visitante.
O próximo compromisso do Kirolbet Baskonia será no domingo (05 de maio), às 15h30 (de Brasília), na Fernando Bueso Arena, em Vitoria-Gasteiz (ESP), contra o BAXI Manresa, pela 30ª rodada da primeira fase da Liga ACB – 2018/2019.
“Obrigação ganhar para manter as nossas possibilidades. O Manresa está fazendo uma temporada histórica, figura na zona de classificação e pode ser o nosso rival no playoff, então, seria importante ganhar para dar um golpe de autoridade”, finalizou Marcelinho Huertas.