O NBB CAIXA ganhou mais um capítulo marcante em sua história. Vasco da Gama e Sendi/Bauru Basket travaram uma verdadeira batalha na noite de terça-feira (10 de abril) e o desfecho foi impressionante. Para vencer por 104 a 103 e se classificar as quartas-de-final, o time paulista contou com uma jogada épica de Duda Machado nos segundos finais da prorrogação.
Com três pontos de desvantagem (104 a 101) e seis segundos para o fim, Duda foi para a linha do lance livre e converteu o primeiro. No segundo, o atleta jogou a bola propositalmente no aro, pegou o rebote e deu uma batida antes de converter um arremesso incrível da zona morta para colocar seu time em vantagem com três segundos para o fim.
A jogada executada por Duda foi igual ao lance de Paulinho Boracini, contra o próprio Bauru, durante a fase de classificação, que rodou o mundo. Em ambas as situações, os atletas foram à linha do lance livre com suas equipes perdendo por três pontos e erraram o segundo de propósito para executarem dois dos mais históricos game winners do NBB.
“Com certeza me inspirei no Paulinho. Ele fez essa bola contra a gente ainda e mostrou muita coragem para fazer aquilo. Hoje tive que ter essa mesma coragem e deu tudo certo”, explicou Duda.
Cestinha do jogo, com 26 pontos (5/7 nas bolas de 3), Duda Machado teve grande atuação na parte decisiva do jogo e foi, de fato, “o cara” do triunfo que fechou a série em 3 a 1 a favor do Bauru. Chamando a responsabilidade, o ala/armador marcou 18 entre o último quarto e a prorrogação e comandou a expressiva virada bauruense.
A histórica vitória bauruense fica ainda mais marcante por duas reviravoltas que a equipe promoveu na partida. Faltando 12 segundos para o fim do quarto período, o Vasco vencia por 90 a 85 e a equipe conseguiu o empate com seis pontos seguidos de Duda. Já na prorrogação, o time carioca tinha sete pontos de frente com menos de um minuto para o fim.
Sem Alex e Renan, lesionados, Bauru ainda perdeu três jogadores com cinco faltas na reta final da partida (Hettsheimeir, Shilton e Anthony). O quinteto que terminou a partida foi Stéfano, Duda, Isaac, Matulionis e Maicão.
“Foi um grande poder de superação. Perdemos alguns rebotes na reta final do último quarto, mas conseguimos buscar. Na prorrogação, fizemos apenas um ponto nos quatro primeiros moinutos e fomos buscar novamente, Isso é Bauru, mesmo com dois caras machucados e outros saindo com cinco faltas, conseguimos a classificação”, exaltou o herói Duda.
O rival do Bauru na próxima fase dos playoffs será o Sesi Franca Basquete. A série melhor de cinco jogos terá sua primeira partida disputada no Ginásio Panela de Pressão. Depois, os dois confrontos seguintes acontecerão no Ginásio Pedrocão.
Solar Cearense joga em casa e pode garantir vitória inédita
A noite desta quarta-feira pode marcar um importante capítulo na história do Solar Cearense. Com 2 a 1 de frente na série válida pelas oitavas de final, a equipe receberá o EC Pinheiros, no Ginásio Paulo Sarasate, e terá uma grande chance de vencer um confronto de playoffs do NBB CAIXA pela primeira vez. A bola sobe às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelos canais SporTV.
Em sua sexta temporada no NBB CAIXA, o time nordestino nunca venceu uma série de mata-mata. Do outro lado, o Pinheiros fará um jogo de “vida ou morte” e tentará a vitória fora de casa para forçar o Jogo 5.