Participantes acompanharam palestras e ações práticas no primeiro dia

Raúl Baccalá / Foto: Divulgação/FPB

O primeiro dia da ‘Clínica Internacional de Técnicos 2025’, promovida pela Federação Paulista de Basketball (FPB), ocorreu neste sábado (22 de fevereiro), no ginásio do Complexo Teatrão, em São José dos Campos (SP). Com mais de 250 participantes, entre técnicos e profissionais da área, o evento contou com a presença do presidente da Federação, Mário Outuky, e do vice-presidente, Antônio Carlos Barbosa, entre outros integrantes da entidade.

Fito Gonzales / Foto: Divulgação/FPB

As palestras começaram com Raúl Baccalá, especialista no desenvolvimento de jovens atletas, especialmente na defesa, e treinador profissional da FIBA. Em seguida, Fito Gonzales, coordenador de basquete do Estudiantes de Madrid, abordou temas de conteúdo formativo e alto rendimento. A última palestra da manhã foi com Alexandre “Caiçara” Silva, que trouxe insights sobre o crescimento cognitivo, destacando a importância do foco, das decisões e da inteligência emocional no desempenho dos atletas.

Alexandre Silva / Foto: Divulgação/FPB

No período da tarde, a teoria foi complementada com práticas orientadas por Raúl Baccalá e Fito Gonzales, aprofundando os temas apresentados pela manhã. A combinação de palestras e atividades práticas proporcionou um aprendizado rico e completo para os técnicos, que saíram do primeiro dia com novas ferramentas para aplicar em suas equipes.

A ‘Clínica Internacional de Técnicos 2025’ segue neste domingo (23 de fevereiro), com mais palestras e atividades práticas para os técnicos presentes, proporcionando uma excelente oportunidade de aprendizado e troca de experiências.