Ex-jogador é mais um homenageado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) nesta edição da competição, assim como aconteceu com Ricardo “Cadum” Guimarães
Recordista de jogos e pontos pelo Franca, Marco Aurélio Pegolo dos Santos, o Chuí, é um dos homenageados do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023, batizando uma das conferências da disputa. Estarão na Conferência Chuí: Basket Osasco-SP, AZ Araraquara-SP, EC Vitória-BA, AD Brusque-SC e Blumenau-SC, com o primeiro jogo do grupo abrindo a competição no dia 04 de março (sábado), às 16h, com a partida entre Basket Osasco e AZ Araraquara, no ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco (SP).
“Estou muito contente de ser lembrado por esse grande evento que é um Campeonato Brasileiro. E ter o nome atrelado a um campeonato que vai movimentar o Brasil todo com sua importância e dentro de todas as estruturas do basquete nacional. Me deixa enaltecido, contente. Espero retribuir de alguma forma com a CBB. A gente sabe que toda referência dentro do esporte é muito positiva e chegar nesse nível para mim é algo inesperado e me deixou muito orgulhoso”, disse Chuí.
Chuí, 59 anos, nasceu em Araçatuba (SP) e se destacou no Franca por ser o recordista em números de jogos (1.016) e de pontos (15.465), além de ter jogado pela Seleção Paulista e Seleção Brasileira. Também foi técnico, passando pelo Rio Claro e Uberlândia, e depois passou a se dedicar à carreira de gestor, formando-se em educação física e trabalhando na gestão empresarial em cargos públicos como o de Secretário Executivo da Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo.
Como atleta, passou pelo Franca-SP, EC Sírio-SP, Lwart Lwarcel/Lençóis Paulista-SP, SE Palmeiras-SP, Minas Tênis Clube-MG, Ipê/Jales-SP, Mogi das Cruzes-SP, Juvecaserta-ITA e CR Vasco da Gama-RJ. E, jogou por mais de uma década na Seleção Brasileira. Nos clubes, foi cinco vezes campeão Brasileiro e três vezes Paulista. Na Seleção Brasileira, conquistou dois Sul-americanos.
Já anunciada, a outra Conferência da fase inicial do Campeonato Brasileiro terá o nome do ex-jogador Ricardo “Cadum” Guimarães.