Competição será jogada de 30 de maio a 04 de junho
Com o fim das classificatórias continentais, a Federação Internacional de Basketball (FIBA) confirmou todas as chaves do da FIBA 3×3 World Cup 2023, que será jogada entre os dias 30 de maio e 04 de junho, em Viena, na Áustria. A qualificação da Austrália, República Tcheca, Hungria, Israel e da Eslovênia completa a lista de 20 seleções por naipe.
No feminino, o Brasil está na Chave A ao lado de França, Holanda, Espanha e Áustria. No masculino, o selecionado nacional também aparece na Chave A e terá pela frente Sérvia, França, Alemanha e Madagascar.
Serão 40 equipes – 20 por gênero – disputando a oitava edição do evento, que desta vez conta com o incentivo adicional, já que os medalhistas garantem um lugar no Pré-Olímpico, que distribuirá vagas aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Pelo formato de disputa da FIBA 3×3 World Cup 2023, o primeiro colocado de cada chave avança direto para as quartas-de-final. E segundo e terceiro disputam as oitavas-de-final. As demais nações estão eliminadas.
Seleção Brasileira
Entre os dias 24 a 30 de abril, as Seleções Brasileiras realizaram o primeiro período de preparação, no Rio de Janeiro (RJ). O grupo ainda terá uma segunda fase de treinos antes da viagem para a Europa.
Seleção Masculina: André Ferros (São Paulo DC), Jonatas Mello (Praia Clube/Uberlândia), Jefferson Socas (Praia Clube/Uberlândia), William Weihermann (Praia Clube/Uberlândia), Léo Branquinho (Praia Clube/Uberlândia), Rafael Rachel (EC União Corinthians), Daniel Von Haydin (Cerrado Basquete) e Ruan Miranda (Cerrado Basquete). Treinador: Luca Carvalho
Seleção Feminina: Thayná Silva (Sodiê Doces/Mesquita/LSB), Gabriela “Sosso” Soares (Sesi Araraquara), Vitória Marcelino (Sesi Araraquara), Lays da Silva (AD Santo André), Vanessa “Sassá” Gonçalves (AD Santo André), Juliana Souza Maria (BAX Catanduva), Luana Batista de Souza (Unisociesc/BF Blumenau) e Leila Zabani (Unisociesc/BF Blumenau). Treinadora: Rafaella Bauerfeldt
Comissão Técnica: Francisco das Chagas Oliveira (chefe da equipe), Thiago De Sordi (preparador físico), Felipe Alexandre Porto (assistente técnico do selecionado masculino), Elen Rosa (assistente técnica do selecionado feminino), Thiago Rodolpho Ramalho (chefe do Departamento de Fisioterapia) e Wagner Felipe Campos (fisioterapeuta)