Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um furacão social movimenta o Distrito Federal nos últimos anos. Pavimentado sobre o projeto esportivo de alto rendimento do Cerrado Basquete, o Núcleo Social Cerrado Basquete cresce ano a ano e busca por oportunidades para todos os candangos através do basquete. Hoje, a ação conta com 250 jovens, de 10 a 17 anos, meninos e meninas, moradores de cidades satélites de Brasília, estudantes, sendo 80% da rede pública. Nesta semana, o Cerrado foi um dos três projetos presentes no lançamento do ‘Selo CBB Cuida’ e assim, está apto a receber recursos financeiros através da ação “Centavos que Realizam“.

Através da página cbbcuida.fancents.com.br, em parceria com a InCENTive, você pode apoiar o Cerrado para que cada vez mais crianças tenham oportunidades. Com o Selo CBB Cuida Social MAIS, o Núcleo Social Cerrado Basquete pretende expandir o número de núcleos a todas as regiões administrativas do Distrito Federal, estabelecendo parcerias estratégicas de forma a dar melhor oportunidade de formação aos alunos e se possível dos seus familiares, aumentando o número de alunos frequentadores dos núcleos. A meta para 2020 é inaugurar um novo núcleo na cidade satélite do Recanto das Emas, além de disponibilizar uma ferramenta que possa agregar na formação dos alunos e seus familiares.

“Com as doações do Centavos que Realizam, pretendemos investir no pagamento de um profissional para abrirmos mais núcleos de formação. Entendemos ser a Confederação Brasileira de Basketball uma excelente referência ao nosso projeto, agregando valor ao nosso projeto e consequentemente facilitando a busca de novos apoiadores com uma melhor divulgação nacional”, explica o presidente do Cerrado Basquete, Dimitri Rodrigues.

Um pouco do projeto
O Núcleo Social Cerrado Basquete tem hoje três frentes de trabalho, em Gama, São Sebastião e Cidade Estrutural. Em todos eles, as aulas são gratuitas e acontecem em campus do Instituto Federal de Brasília. O Projeto Cerrado Basquete, através das suas iniciativas esportivas, se propõe a trabalhar pela melhoria da nossa sociedade através da contribuição na formação das nossas crianças e jovens pelo esporte.

O Núcleo acredita que, através da prática do basquetebol, pode também, em parceria com outras instituições, contribuir no desenvolvimento integral destes jovens, proporcionando um adequado programa de desenvolvimento motor em conjunto com valores essenciais na vida em sociedade. A Metodologia Cerrado Basquete visa popularizar a prática do basquetebol, descobrir talentos e criar hábitos saudáveis nos jovens praticantes, utilizando suas horas de lazer para a prática do basquetebol.

Os objetivos gerais são: Oportunizar jovens à prática esportiva do basquetebol; Educar crianças e jovens através do esporte; Identificar e ajudar a formar talentos esportivos; Possibilitar uma experiência esportiva, fazendo com que estes jovens se tornem praticantes da modalidade durante toda sua vida; independente do objetivo (profissional, educacional, lazer ou reabilitação); Oportunizar uma vida ativa e saudável aos jovens participantes.

Fonte: CBB

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB