EC União Corinthians e Unifacisa também vencem na rodada
O Cerrado Basquete-DF surpreendeu o líder Minas Tênis Clube-MG, vencendo o jogo válido pelo turno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024), por 68 a 67 (46 a 36 no primeiro tempo), mesmo atuando na UNiBH, em Belo Horizonte (MG).
Um rendimento amplamente favorável no segundo quarto, quando foi mais efetivo nos dois lados da quadra, foi determinante para o resultado positivo do time brasiliense. Nos demais períodos, a equipe mineira foi melhor, se aproximando, mas sem conseguir promover a virada – 20 a 23 (primeiro quarto), 26 a 13 (segundo quarto), 10 a 17 (terceiro quarto) e 12 a 14 (quarto final).
Os maiores pontuadores foram Gemerson Barbosa (19 pontos e 04 rebotes) e Rafael “Mineiro” Souza (13 pontos e 09 rebotes), pelo Minas Tênis Clube; Gui Santos (22 pontos, 06 rebotes e 03 assistências) e Matheus “Buiú” Silva (18 pontos e 04 assistências), em favor do Cerrado Basquete.
“Vitória importante para a nossa equipe, pois fizemos um bom jogo defensivo e coletivo ofensivamente, apesar do episódio de racismo por parte do jogador Nicolas Copello no final da partida. Foi uma vitória importante para a nossa sequência no campeonato. Espero que a Liga Nacional e o Minas Tênis Clube tomem as devidas providências, pois isso é crime, e não pode ficar assim”, comentou o ala/armador Gui Santos, do Cerrado Basquete, lamentando o episódio de racismo cometido pelo atleta argentino do Minas, que proferiu palavras ofensivas e discriminatórias direcionadas ao jogador Matheus “Buiú” Silva.
Com este resultado, o Cerrado Basquete aparece no 15º lugar, com quatro vitórias e oito derrotas. O Minas Tênis Clube segue líder, agora com 10 vitórias e duas derrotas.
O EC União Corinthians-RS bateu o Fortaleza/Basquete Cearense-CE, por 78 a 74 (42 a 42 no primeiro tempo), mesmo atuando na Unifor, em Fortaleza (CE). O time da casa ficou na frente no quarto inicial, mas a equipe gaúcha cresceu e ficou no comando nos dois períodos seguintes, conseguindo aplicar a virada. A igualdade nos dez minutos finais não mudou o panorama da partida – 21 a 24 (primeiro quarto), 21 a 18 (segundo quarto), 20 a 16 (terceiro quarto) e 16 a 16 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Cassiano Bueno (19 pontos e 03 assistências) e o norte-americano Eden Ewing (16 pontos e 13 rebotes – double-double), pelo Fortaleza/Basquete Cearense; o sérvio Radovan Dokovic (17 pontos, 04 rebotes e 06 assistências) e o australiano Kendall Stephens (13 pontos), em favor do EC União Corinthians.
Na classificação geral, EC União Corinthians é o 11º colocado, com cinco vitórias e sete derrotas. O Fortaleza/Basquete Cearense aparece no terceiro lugar, com oito vitórias e três derrotas.
A Unifacisa-PB bateu o Caxias do Sul Basquete-RS, na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB), por 94 a 80 (53 a 28 no primeiro tempo). O time paraibano comandou as ações nos três primeiros perpíodos, assumindo a liderança do placar e abrindo larga vantagem. O crescimento da equipe gaúcha nos dez minutos finais foi bem controlado pela Unifacisa, que venceu com méritos – 25 a 13 (primeiro quarto), 28 a 15 (segundo quarto), 25 a 24 (terceiro quarto) e 16 a 28 (quarto final).
Os máximos anotadores foram os argentinos Matías Solanas (20 pontos e 04 rebotes) e Facundo Corvalan (19 pontos, 05 rebotes e 04 bolas recuperadas), pela Unifacisa; Léo Cravero (19 pontos e 06 rebotes) e Vini Chagas (14 pontos e 06 rebotes), em favor do Caxias do Sul Basquete.
“Fizemos um ótimo jogo, acredito que nós conseguimos jogar de forma bastante coletiva, tanto no ataque como na defesa, também conseguimos trabalhar bem a bola para encontrar o melhor jogador para fazer o arremesso e isso se refletiu no aproveitamento da equipe, foram quatro jogadores anotando 15 pontos ou mais e na defesa conseguimos fazer uma marcação dura, forçamos os erros, roubamos muitas bolas, então acredito que fizemos coisas muito positivas nesta partida. Fizemos valer novamente o mando de quadra”, comentou o armador da Unifacisa, André Góes.
A Unifacisa ocupa o oitavo lugar na classificação geral, com sete vitórias e quatro derrotas. O Caxias do Sul Basquete aparece na 14ª colocação, com quatro vitórias e oito derrotas.
A competição prossegue nesta quinta-feira (07 de dezembro), com a realização de quatro jogos, válidos pelo turno da fase inicial: São Paulo FC x CR Flamengo, às 18h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Dr. Antônio Leme Nunes Galvão (Morumbi), em São Paulo (SP); Sesi Franca Basquete x BRB/Brasília, às 20h (de Brasília), no ginásio Municipal Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP); EC Pinheiros x Mogi das Cruzes Basquete, às 20h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP); CA Paulistano x Botafogo FR, às 20h30 (de Brasília), no ginásio Antonio Prado Jr (CA Paulistano), em São Paulo (SP).
O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024) é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), sem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).