Conselho de Administração votou pela aprovação do time brasiliense e definiu as 16 equipes na próxima temporada
O Novo Basquete Brasil (NBB) 2020/2021 está definido e com novidades. Nesta sexta-feira (11 de setembro), o Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete (LNB) aprovou a entrada de mais um clube: o Cerrado Basquete (DF). Dessa maneira, a 13ª edição da competição nacional manterá o número de 16 equipes na disputa.
O Cerrado será o segundo time do Distrito Federal na nova temporada ao lado do Brasília Basquete. O time candango pleiteou por uma das vagas na competição após ter disputado as duas últimas edições da Liga Ouro.
Comprovando todas as exigências necessárias para a participação no NBB, a equipe foi aprovada pelos clubes que formam o Conselho de Administração e pelos representantes da Associação de Atletas Profissionais de Basquete (AAPB).
“É uma alegria imensa definir a nova temporada do NBB com as mesmas 16 equipes, principalmente, após uma pandemia que colocou muitas dúvidas no cenário esportivo brasileiro”, afirmou o presidente da LNB, Nilo Guimarães. “Quero aproveitar para parabenizar o Cerrado, que apresentou um projeto sólido e que vem sendo construído nos últimos anos, principalmente com as participações na Liga Ouro recentes”, completou.
Na terça-feira (08 de setembro), o Conselho já havia aprovado 15 equipes para a disputa da próxima temporada: Basquete Cearense (CE), Bauru Basket (SP), Brasília Basquete (DF), Campo Mourão Basquete (PR), Caxias do Sul Basquete (RS), C.A. Paulistano (SP), C.R. Flamengo (RJ), E.C. Pinheiros (SP), Minas Tênis Clube (MG), Mogi das Cruzes Basquete (SP), Pato Basquete (PR), São Paulo F.C. (SP), Sesi Franca Basquete (SP), S.C. Corinthians Paulista (SP) e Unifacisa (PB).
Para este último encontro, quatro equipes ainda buscavam a participação na 13a edição do NBB. Dois clubes associados e que disputaram a edição passada do NBB, Rio Claro Basquete (SP) e Botafogo FR (RJ) não vão disputar a próxima temporada, mas manterão suas respectivas associações com a Liga.
Assim como o São José Basketball (SP) fez, o time de Rio Claro optou por não participar do campeonato nacional e pediu o afastamento da equipe durante a reunião desta sexta. Já o clube carioca não conseguiu cumprir com todas as exigências necessárias e, assim, passou pela votação dos clubes membros do Conselho de Administração e dos representantes da Associação dos Atletas, que votaram pelo licenciamento do Botafogo FR a partir desta temporada.
Dessa maneira, Botafogo FR, Rio Claro Basquete e São José Basketball já podem retornar para a disputa da temporada 2021/2022 do NBB, caso cumpram com todas as solicitações do regulamento da competição vigente. O Estatuto da LNB prevê que essa licença pode durar até dois anos.
Além do Cerrado Basquete, outra equipe não-associada, o Joinville Blackstar (SC), também pleiteava por uma vaga no NBB. No entanto, a equipe catarinense não cumpriu com as comprovações financeiras para adquirir o direito associativo para a disputa do NBB.
Com as equipes confirmadas, o número de estados brasileiros representados na competição será o mesmo da temporada anterior com sete estados (Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo) mais o Distrito Federal, agora, com duas equipes.
Os 16 clubes farão uma nova reunião na terça-feira (15 de setembro) para definirem os detalhes do modelo de disputa para a próxima temporada.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.
Confira as equipes confirmadas para a temporada 2020/2021 do Novo Basquete Brasil (NBB): 1) Basquete Cearense (CE), 2) Bauru Basket (SP), 3) Brasília Basquete (DF), 4) Campo Mourão Basquete (PR), 5) Caxias do Sul Basquete (RS), 6) Cerrado Basquete (DF), 7) C.A. Paulistano (SP), 8) C.R. Flamengo (RJ), 9) E.C. Pinheiros (SP), 10) Minas Tênis Clube (MG), 11) Mogi das Cruzes Basquete (SP), 12) Pato Basquete (PR), 13) São Paulo F.C. (SP), 14) Sesi Franca Basquete (SP), 15) S.C. Corinthians Paulista (SP) e 16) Unifacisa (PB)