Com o esporte paralisado por conta da pandemia da COVID-19, o mundo se pergunta sobre como e quando as atividades podem recomeçar. No Brasil, não é diferente. E para ajudar no diálogo sobre o assunto, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) irá realizar nesta quinta-feira (04 de junho), a partir das 19h (de Brasília), um fórum de discussão sobre o assunto. A conversa acontecerá através do aplicativo Zoom, sem a necessidade de inscrição prévia, e contará com a participação dos mais diversos players do basquete e medicina.
“Nesse momento da Pandemia da COVID-19, trabalhar em conjunto com a comunidade do basquete é primordial, quando autorizado pelas agências de saúde, o retorno à prática acontecerá com situações de convívio diferentes e atletas, familiares, técnicos e oficiais precisarão trabalhar em sintonia. Cabe à CBB e nosso departamento médico seguir as orientações da FIBA e do COB e auxiliar das federações para preservar a saúde do atleta e familiares. O Fórum de Discussão visa apresentar um guia de orientação ao retorno à prática visando atender os atletas da categoria adulta e da base, mas que nenhum atleta seja prejudicado no retorno. Criaremos um canal de comunicação com cinco médicos para auxiliar nas dúvidas das federações, dos atletas, comissão técnica e oficiais. Atenção especial será dada também aos profissionais acima de 60 anos e/ ou com fatores de risco para que sejam preservados. Que o Fórum sirva como um momento de união de toda comunidade do basquete para um retorno à prática seguro”, disse o médico da CBB, Carlos Andreoli.
A discussão terá como base o Guia de Retorno às Atividades proposto pela FIBA e será moderado pelos médicos das Seleções masculina e feminina, Dr. Carlos Andreoli e Dr. Paulo Szeles, com a participação da médica infectologista Dra. Paola Cappellano Daher; o médico Dr. Luís Fernado Funchal, que participou do protocolo da CBF; da atleta da Seleção, Nadia Colhado; do atleta da Seleção, Vitor Benite; da Gerente da Seleção Feminina, Adriana Santos; do técnico do Corinthians e auxiliar da Seleção masculina, Bruno Savignani; do preparador físico do Flamengo e da Seleção masculina, Bruno Nicolaci, além do coordenador de aptidão física da FIBA/CBB, Ramiro Inchauspe.
A conversa pelo aplicativo Zoom será aberta ao público, com capacidade máxima de 500 pessoas. Durante o fórum, todos os presentes poderão participar com perguntas. A cada parte da discussão, todos participarão também de uma espécie de votação e testes, com o intuito de entender a opinião da maioria sobre as opções apresentadas pelos profissionais.
Fórum
Quando: quinta-feira (04 de junho)
Horário: 19h (de Brasília)
Onde: aplicativo Zoom
Link: https://us02web.zoom.us/j/3772709923
ID: 377 270 9923