A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) realiza, no dia 07 de novembro (quinta-feira), às 13h (de Brasília), no Rio de Janeiro (RJ), reunião para a formatação do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino – 2020. E a expectativa é de um número expressivo de equipes em quadra.
“As perspectivas são muito boas, pois a tendência do Campeonato Brasileiro é ter um número crescente de equipes a cada edição, com a possibilidade de movimentar diversas regiões brasileiras. Isso é muito importante para o futuro da modalidade, pois abre espaço e dá oportunidade às novas equipes, sem falar nos jogadores, técnicos e nos oficiais de quadra e de mesa, além dos demais profissionais envolvidos com o basquete, que terão um campo maior de atuação”, comentou Guy Peixoto Jr, presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
“Essa reunião marca um importante passo, porque o Campeonato Brasileiro veio para suprir uma lacuna, visto que sempre tivemos equipes tradicionais, entretanto, com menos capital, que hoje conseguem mostrar o seu trabalho. Esta competição veio para isso, ou seja, botar esses times em evidência no cenário nacional”, acrescentou Ely Toscano Pascoal, diretor técnico da competição e presidente da Federação Goiana de Basketball (FGB).
“Temos equipes e cidades com grande tradição no basquete, mas temos também os times que ainda não possuem tanta tradição, mas já realizam um trabalho sólido, além de contar com uma estrutura bacana. O Campeonato Brasileiro almeja difundir e potencializar o basquete no país, por isso, essa reunião é muito importante, já que iremos tratar de itens importantes da competição de 2020”, complementou Pascoal.
Para o coordenador técnico, Alex Oliveira, a reunião vai ajudar a delinear a competição, de forma democrática. “A CBB está preparando mais uma edição do Campeonato Brasileiro com algumas novidades para agilizar o processo; visando à reunião, preparamos um documento com itens importantes e enviamos para as Federações filiadas, que são as responsáveis por indicar os participantes, para que encaminhem aos clubes. Desta forma, poderemos fazer uma reunião mais técnica, voltada realmente para a competição, ou seja, finalizando o regulamento e elaborando da tabela, além de já ter uma noção de quais equipes irão disputar”, relatou.
“As equipes que dispararam e edição de 2019 do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul, além de algumas que estão jogando a Copa Nordeste, estão pré-inscritas. Outras agremiações procuraram as suas respectivas Federações estaduais e a Confederação Brasileira, então, já temos uma prévia de como será esta edição de 2020”, completou Oliveira.
Na temporada passada, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) promoveu o retorno do Campeonato Brasileiro, através de uma ‘competição piloto’, que foi vencida pelo NBPG/CCR RodoNorte/UniSecal/LDPG, do Paraná. Para a edição de 2020, o campeão terá o direito de pleitear uma vaga na Liga Nacional de Basquete (LNB), o campeonato de elite do naipe masculino.