O Circuito Nacional Pro Basquete 3×3, que terá sua primeira etapa disputada neste final de semana, no Via Parque Shopping, no Rio de Janeiro (RJ), chega cheio de novidades: o lançamento do Canal Basquete Brasil, a TV da Confederação Brasileira de Basketball na web, a nova bola oficial da CBB para o basquete 3×3 e o patrocínio oficial da Motorola para a modalidade. O Circuito será disputado ao longo do ano, em cinco etapas e mais a final, essa com transmissão pelo SporTV.
Nova modalidade olímpica, o Basquete 3×3 atraiu o interesse da Motorola, que terá sua logomarca nas quadras, backdrops, uniformes dos atletas, outros materiais de comunicação dos jogos e em algumas atividades ainda em negociação. A marca já vinha aparecendo nas camisas de treino da Seleção Masculina durante as janelas dos Jogos Classificatórios para a Copa do Mundo FIBA 2019 e agora fará sua estreia oficial no 3×3.
O Canal Basquete Brasil entra no ar nesta sexta-feira (22 de março) e a primeira transmissão acontece no sábado (23 de março), com a disputa dos jogos da fase de classificação do Circuito Nacional Pro Basquete 3×3 na categoria Adulto, masculino e feminino, das 13h00 às 19h00. No domingo as transmissões das quartas-de-final, semifinal e final do Adulto começam às 10h00 e se estendem até 12h30. Para assistir, basta acessar, de forma gratuita, e se cadastrar.
O Canal Basquete Brasil é uma parceria da CBB com a NSports, uma plataforma de streaming para produção de eventos esportivos, lançada em janeiro. “Dentro dessa parceria foi criado um canal próprio da CBB. O que for transmitido ao vivo fica arquivado, devidamente catalogado, e pode ser acessado a qualquer momento. Decidimos estrear com o Circuito 3×3, um produto da CBB, com um público muito jovem e um enorme potencial de crescimento”, diz Ricardo Hinrichsen, diretor de Marketing da CBB.
E as novidades não param por aí: a Spalding faz um preview da bola oficial CBB 3×3 e que chega ao mercado brasileiro em abril. A bola oficial das Seleções Brasileiras de Basquete 3×3 é a TF-33, azul e laranja, feita especialmente para a modalidade, com tamanho 06 e peso 07. Diferentemente do basquete tradicional, no 3×3 homens e mulheres jogam com a mesma bola, sendo que o peso da bola foi herdado do masculino e o tamanho do feminino.