Quem nunca ouviu de um ex-atleta a frase: “a carreira de jogador é curta”. Pois é mesmo. Em média, entre 12 a 15 anos. Em alguns poucos casos, chega à casa de duas décadas. Depois disso, homens e mulheres têm uma vida inteira pela frente. Pensando nessa transição e no pós-carreira dos atletas de basquete, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a Liberta Global, lança nesta semana “O Jogo Além da Quadra”, um programa gratuito de educação financeira para o ecossistema do basquete brasileiro.
A iniciativa é voltada para jogadores profissionais e das categorias de base, além de técnicos, preparadores físicos e comissões técnicas de todo o Brasil. A participação é gratuita e para fazer parte basta se inscrever através do link no CBB Cuida.
Os inscritos terão acesso a quatro videoaulas, começando pela próxima quinta-feira, 26 de novembro, e mais uma aula nas três semanas seguintes. Além disso, poderão participar de mentorias e lives com a Liberta Global sobre o tema, tirando dúvidas. Após a inscrição, o atleta receberá um e-mail de confirmação e nas próximas semanas terá também os links das videoaulas e meios para se comunicar com profissionais da Liberta Global.
“Não existe no Brasil uma cultura de educação financeira. Ainda mais no esporte. Essa é uma lacuna que, através do CBB Cuida queremos ajudar. Os atletas precisam entender que a carreira é curta e que é preciso pensar desde já na sua aposentadoria. De forma gratuita, vamos ajudá-los com videoaulas em parceria com uma empresa importante como a Liberta Global. Espero que os atletas possam aproveitar essa oportunidade única”, diz o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.
Jogador da Seleção Brasileira, Vitor Benite sempre se preocupou com o seu planejamento financeiro e dá a dica para que jovens e atletas experientes participem do programa. “Eu acredito que educação financeira é necessária para todas as pessoas. Para os atletas, principalmente. Geralmente, a gente começa a ganhar dinheiro muito jovem. E é difícil o jovem ter essa mentalidade, fazer um planejamento futuro com 19, 21 anos. Como a carreira é muito curta e rápida, quem não faz esse planejamento, no fim acaba tendo uma preocupação muito maior e até alguns problemas financeiros. Quanto mais a gente aprende sobre isso, melhor para o futuro”.
Quem também se preocupou com a educação financeira durante a carreira foi Magic Paula. Na época, sem nenhum auxílio profissional. Por isso, ela garante que “O Jogo Além da Quadra” é imperdível.
“É gratuito. Serão aulas para te orientar como você investir seu dinheiro, cuidar da sua saúde financeira. Como ter um pós-carreira melhor. Na minha época como jogadora sempre me preocupei com esse momento. O que investir, como investir o meu dinheiro, para ter uma vida digna no pós-carreira. Eu nunca tive essa oportunidade de ninguém me ensinando. Essa transição, que é a aposentadoria, é muito difícil”.
Fonte: CBB