Dois compromissos extremamente importantes, fora de casa, válidos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2023

Imagem: Divulgação

A Seleção Brasileira Adulta Masculina está convocada para os jogos contra Estados Unidos e México, válidos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2023, que acontecem, respectivamente, nos dias 11 e 14 de novembro, às 18h e 0h30, fora de casa. A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) divulgou a lista dos 12 atletas chamados pelo técnico Gustavo De Conti para estas partidas, que são fundamentais para a equipe brasileira cumpri a sua meta de garantir uma vaga na FIBA World Cup 2023, que ocorrerá simultaneamente no Japão, Filipinas e Indonésia.

O Brasil vem de três derrotas e precisa do resultado positivo para se recuperar na qualificatória. O grupo viaja no dia 06 de novembro (domingo) e se apresenta diretamente em Washington (EUA), onde treina para esses compromissos.

O técnico da Seleção Brasileira, Gustavo De Cionti, está ciente da importância destes confrontos. “É uma janela fundamental para a nossa busca por uma vaga no Mundial e vamos trabalhar para manter o bom momento da AmeriCup, quando crescemos jogo a jogo na competição, melhorando principalmente, no jogo coletivo. Estados Unidos e México são rivais duríssimos, mas acredito na força do nosso grupo”, comentou.

No momento, o Brasil é o segundo colocado do seu grupo, com cinco vitórias e três derrotas. A liderança é dos Estados Unidos, que contabilizam sete vitórias e uma derrota. O México e o Uruguai aparecem na sequência com campanhas similares ao Brasil, levando desvantagem apenas nos critérios de desempate. No outro grupo, Canadá, Venezuela e Argentina são os três primeiros colocados. Ao fim da etapa de classificação, os três primeiros colocados de cada grupo, além do melhor quarto colocado, garantem vaga na FIBA World Cup 2023.

O duelo contra o selecionado norte-americano será na Washington Entertainment & Sporto, em Washington DC. Já a partida diante do México acontece em Chihuahua, no Gimnasio Auditório Universitário. Os dois jogos serão transmitidos ao vivo pelos canais ESPN.

Após esses confrontos, o Brasil fecha as Eliminatórias jogando em casa, diante de Porto Rico e Estados Unidos, em fevereiro de 2023. Os locais que ainda serão definidos pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Convocados

Armadores: Marcelo Huertas (Lenovo Tenerife-ESP) e Yago Mateus (Ratiopharm Ulm-ALE)
Alas/Armadores: Georginho de Paula (Sesi Franca Basquete), Vitor Benite (Gran Canaria-ESP) e Gui Deodato (CR Flamengo)

Alas: Rafael Mineiro (CR Flamengo) e Léo Meindl (U Banca-ROM)
Alas/pivôs: Lucas Dias (Sesi Franca Basquete), Tim Soares (Sydney Kings-AUS) e Bruno Caboclo (Capitanes-MEX)
Pivôs: Lucas Mariano (Sesi Franca Basquete), Cristiano Felício (Granada-ESP)

Comissão Técnica: Marcelo Sousa (diretor executivo), Diego Jeleilate (diretor técnico), Bruno Valentin (gerente administrativo), Gustavo De Conti (técnico), Helinho Garcia e Vitor Galvani (assistentes técnicos), Carlos Andreoli (diretor do Departamento de Saúde), Felipe Tadiello (chefe da Fisioterapia), Bruno Nicolaci (preparador físico), Paulo Szeles (médico), Rafael Plein (fisioterapeuta), Denise Silva (nutricionista) PH Pereira (massoterapeuta) e Thierry Gozzer (gerente de comunicação)