O trabalho com os jovens tem sido uma prática também em outras categorias
A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) concluiu com êxito, na quarta-feira (12 de outubro), o Camp de Treinamento Sub-15, realizado no SportVille Centro de Treinamento, em Barueri (SP), com jovens promissores de todo o país. O trabalho com os jovens, que teve o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), tem sido uma prática sistematicamente também em outras categorias.
O Camp de Treinamento propícia ao jovem a vivência do ambiente de Seleção Brasileira, além da chance de ser observado de perto pelos técnicos que integram a comissão técnica do selecionado nacional, promovendo também um interessante e necessário intercâmbio com atletas de todo o país. Os jogadores, além dos treinos técnicos, táticos e físicos, tiveram palestras e outras informações fundamentais para o seu desenvolvimento.
De acordo com Diego Jeleilate, o trabalho de observação e detecção de talentos tem ocorrido em larga escala. “Nossa ideia é observar a maior quantidade possível de atletas, por isso o Camp ocorreu de maneira simultânea com as finais do CBi Sub-15. Assim, aumentamos o leque de jogadores observados nesta idade. Com atletas sendo vistos pela comissão técnica no torneio no Rio de Janeiro e os jogadores convocados para o Camp. Essa estratégia já se mostrou positiva e com ótimo resultado no sub-18”, relatou o diretor do naipe masculino na CBB.
No Sub-18 o efeito nos naipes masculino e feminino realmente foi excelente, visto que os dois selecionados conquistaram o título Sul-americano e garantiram classificação para as respectivas Copa do Mundo, que serão realizadas em 2023.
A Seleção Brasileira disputa, de 16 a 20 de novembro, o Campeonato Sul-americano Sub-15 Masculino 2022, em Buenos Aires, na Argentina. E a FIBA Américas já realizou o sorteio das chaves da fase inicial:
Grupo A: Brasil, Chile, Colômbia e Paraguai
Grupo B: Argentina, Bolívia e Equador Uruguai
Esta competição classifica três nações para a FIBA U16 AmeriCup 2023.