Primeiro desafio é o Qualificatório ao Pré-Mundial

Imagem: Divulgação

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) reservou esta terça-feira (23 de julho) para trazer notícias importantes sobre a Seleção Brasileira Feminina, visando o ciclo para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. A primeira delas foi a contratação da experiente norte-americana Pokey Chatman (foto), de 55 anos, que será a consultora técnica.

Foto: Divulgação

“Sempre foi um anseio da Confederação Brasileira para o naipe feminino reforçar a comissão técnica e estamos fazendo isso com uma profissional fantástica, que é a Pokey Chatman. A norte-americana, que será a consultora técnica, possui um currículo vencedor e aceitou o desafio para estar ao nosso lado. Certamente, vai nos ajudar com a sua experiência e competência no próximo ciclo olímpico”, relatou Guy Peixoto Jr, presidente da CBB.

“A Pokey Chatman chega em um momento importante de reestruturação e tem toda a experiência, que vai fazer à diferença no planejamento do ciclo até Los Angeles 2028”, acrescentou a campeã Mundial, Roseli Gustavo, diretora do naipe feminino da Confederação Brasileira.

Além desse grande reforço, a CBB anunciou que a técnica Bruna Rodrigues (foto), do BF Blumenau, comandará interinamente a Seleção Brasileira Feminina no Qualificatório ao Pré-Mundial, que ocorre em Ruanda, na África, de 19 a 25 de agosto, e também no Campeonato Sul-americano 2024, que será jogado na sequência em Santiago, no Chile, sendo primeiro passo do novo ciclo olímpico.

Foto: Divulgação

A comissão técnica também ganhou o reforço de Leonardo Figueiró, atual comandante da equipe masculina do CR Vasco da Gama, que detém em seu currículo uma importante passagem pelo time feminino do Rio Claro Basquete e exercerá a função de supervisor técnico. Já Claudio Lisboa, do Foz Basquete, será o assistente técnico.

A nova comandante Bruna Rodrigues divulgou a lista de 17 jogadoras para iniciar o trabalho de preparação visando à competição em território africano.

Convocadas: Maria Albiero (Ituano Basquete), Carina “Cacá” Martins (Sampaio Basquete), Alana Gonçalo (Sampaio Basquete), Micaela Duarte (Corinthians/Esperia), Gabriela “Sosso” Soares (Sesi Araraquara), Leila Zabani (Ituano Basquete), Emanuelly Oliveira (Sesi Araraquara), Thayná Silva (Sodiê Mesquita), Vanessa “Sassa” Gonçalves (Sampaio Basquete), Gabriela Guimarães (Ituano Basquete), Vitória Marcelino (Sesi Araraquara), Aline Moura (Sesi Araraquara), Monique Teresa (Ituano Basquete), Letícia Josefino (Sesi Araraquara), Alexia Dagba (Sesi Araraquara), Glenda Cruz (BF Blumenau) e Letícia Gomes (Ituano Basquete)

Comissão Técnica: Roseli Gustavo da Silva (diretora), Pokey Chatman (consultora técnica), Monica Atílio (líder operacional), Giovana Rangel (apoio técnico), Leonardo Figueiró (supervisor técnico), Bruna Rodrigues (técnica), Cláudio Lisboa (assistente técnico), André Soares (técnico convidado), Jordana Reis e Ariane Lopes (fisioterapeutas), Ariane Jamily (fisioterapeuta convidada), Paulo Szeles e Cristina Casagrande (médicos), Fábio Miquilini (preparador físico) e Manoella Fiochi (psicóloga)

A apresentação está agendada para 1º de agosto (quinta-feira), em Blumenau (SC). O time treina até o dia 16 de agosto (sexta-feira). E, já com as 12 jogadoras que jogam o Qualificatório ao Pré-Mundial definidas, viaja para Ruanda.

O novo torneio da Federação Internacional de Basketball (FIBA) terá 16 seleções em ação, que irão duelar pelo título que garante um posto no qualificatório para o torneio que ocorre na Alemanha, no segundo semestre de 2026. O Brasil terá como adversários: Hungria, Filipinas e Senegal. E cruza nas semifinais com o grupo que conta com Ruanda, Argentina, Líbano e Reino Unido. Apenas o campeão da competição se classifica. Mas quem não garantir a vaga terá chance de conquista-la através das copas continentais em 2025.