O torneio será sediado pelo Qatar
O embaixador global da Federação Internacional de Basketball (FIBA), Carmelo Anthony, lançou a identidade visual oficial da FIBA World Cup 2027, juntamente com a campanha ‘Step It Up’, que visa unir jogadores, equipes e fãs para impulsionar o legado e o impacto da competição a patamares sem precedentes.
O torneio será sediado pelo Qatar. E a disputa fará história como à primeira edição a ser realizada no Oriente Médio e Norte da África. Paixão, habilidade e orgulho convergirão espetacularmente na cidade de Doha em 2027, com 32 nações batalhando pela cobiçada taça, bem como buscando se classificar diretamente para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 ou para os FIBA World Cup Qualifiers.
O logotipo do evento principal está enraizado na história e no espírito do Qatar, inspirado no Bisht – um símbolo de prestígio e tradição na cultura cataris. O logotipo simboliza conquista, orgulho e distinção. O Bisht envolvendo o Troféu Naismith captura o abraço energético do Qatar à comunidade global do basquete, o prêmio máximo e a honra e paixão de vestir uma camisa da seleção nacional.
Enquanto isso, o logotipo mudará de acordo com o estágio da competição: Qualifiers, Torneio e Fase Final, mudando às cores (branco, marrom e preto) para refletir os estágios da competição – espelhando as cores do Bisht ao longo do dia. O logotipo foi desenvolvido pela Unlock Brands.
Já a identidade visual é baseada num território gráfico ousado e encapsula perfeitamente uma jornada de unidade, força e excelência. A campanha ‘Step It Up‘ é mais do que um slogan: é um chamado à ação capturando toda a força e energia do basquete ao conectar a história e as ambições do Qatar. A identidade visual e o slogan foram desenvolvidos pela agência de branding e design Leroy Tremblot.
O tricampeão olímpico e lenda da NBA, Carmelo Anthony, expressou sua empolgação com a grande revelação da marca e o que está por vir no Caminho para o Qatar. “A atmosfera e as apostas na FIBA World Cup 2027 não se comparam a nenhuma outra experiência para um jogador. É o torneio definitivo. A última World Cup foi inesquecível para jogadores e fãs, mas mal posso esperar para ver como o Qatar 2027 vai atingir um nível totalmente novo novamente”, destacou.
“A identidade visual verdadeiramente única do torneio energiza ainda mais o que será uma jornada incrível para os jogadores, treinadores e fãs. Todos estão procurando enfrentar o desafio e ‘Step It Up’, para levar a FIBA World Cup 2027 e nosso esporte a patamares sem precedentes”, complementou o norte-americano.
Começando no mês de novembro e com duração de 15 meses, a FIBA World Cup Qualifiers apresentará mais de 2000 jogadores em 420 jogos de seleções nacionais, proporcionando intensa ação antes do evento principal. O sorteio das Eliminatórias para a FIBA World Cup Qualifiers acontecerá em 13 de maio (terça-feira), na cidade-sede Doha.