Três dias de aprendizado, muito conhecimento e troca de experiências. Mais de 100 técnicos e professores de basquete se reuniram no último fim de semana no Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo, para a Capacitação de Instrutores do NBA Basketball School, programa global de desenvolvimento da modalidade, promovido pela liga, que licenciou 32 núcleos de 23 cidades em 12 estados do país para 2019. Dentro do treinamento, que tem como base a mesma metodologia desenvolvida pela NBA e aplicada ao redor do mundo, os profissionais conheceram a fundo o programa que é dividido em quatro níveis: módulos Novato, Iniciante, All-Star e MVP. A capacitação foi ministrada por Daniel Soares e pelo americano Troy Justice, instrutores da NBA, e o brasileiro destacou o conhecimento e preparo do grupo que esteve na capital paulista.

“Me surpreendi positivamente com a base e a maneira como todos entendem o basquete, com a paixão pelo esporte e pelo aprendizado que mostraram em quadra. Isso é fundamental e nos dá a certeza de que esses profissionais, que são replicadores da metodologia, e agentes principais do programa, estão muito bem preparados para ajudar a NBA nesse processo do NBA Basketball School”, afirmou Soares, Diretor de Operação de Basquete da NBA para a América Latina.

“Temos que estar sempre aprendendo, estudando, e essa capacitação foi uma oportunidade única, extremamente importante para sabermos em que nível estamos. A NBA é a melhor escola de basquete do mundo, a presença do programa só vem a agregar para o esporte nacional e, no nosso caso, como treinadores, nos ajuda a conhecer o que estão fazendo de diferente e a seguir evoluindo”, afirmou Igor Meletti, técnico da base do Clube de Regatas do Flamengo.

“Fiquei muito feliz em ver a interação, todo mundo participando, professores de várias cidades, regiões diferentes, cada um com suas particularidades… Todos agregaram demais, a sinergia foi muito bacana. Essa reunião vai nos ajudar muito no sucesso do projeto, essa troca foi espetacular. Só tenho elogios a fazer, não apenas pela maneira como a metodologia foi apresentada, pelos exercícios, mas, principalmente, pela organização, pelo alto astral”, disse Danilo Castro, treinador da Academia Competition, e ex-armador e atualmente comentarista de TV.

Lançado em setembro de 2018, o NBA Basketball School vai atender meninos e meninas de 6 a 18 anos, na iniciativa que faz parte dos esforços da liga no país, assim como as plataformas jr. nba, America’s Team Camp e Basketball Without Borders (Basquete Sem Fronteiras). Em abril de 2018, a NBA lançou o NBA Basketball School em quatro cidades da Índia (Mumbai, Punjab, Nova Délhi e Pune) e, em 2017, já haviam sido inaugurados núcleos na Grécia e na Turquia. Mais informações sobre a NBA Basketball School no Brasil pelo site brazil.nbabasketballschool.com. A Think Sports Marketing é a agência parceira do NBA Basketball School no Brasil.

NÚCLEOS CHANCELADOS / UNIDADES NBA BASKETBALL SCHOOL

1. Academia Competition / Paulista – São Paulo/SP
2. Academia Competition / Oscar Freire – São Paulo/SP
3. Colégio Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus – Aracaju/SE
4. UNIFACISA – Campina Grande/PB
5. Chuí Esportes / Franca – Franca/SP
6. Minas Tênis Clube I – Belo Horizonte/MG
7. Minas Tênis Clube II – Belo Horizonte/MG
8. Colégio Vértice – São Paulo/SP
9. Associação Atlética Caldense – Poços de Caldas/MG
10. Continental Parque Clube – São Paulo/SP
11. Clube Atlético Ypiranga – São Paulo/SP
12. BRA Assessoria / Colégio Charles Darwin – Vitória/ES
13. Clube Alto dos Pinheiros – São Paulo/SP
14. Joinville Basquete – Joinville/SP
15. Colégio Salesiano Santa Teresinha – São Paulo/SP
16. BRA Assessoria / Sociedade Hípica de Campinas – Campinas/SP
17. Rising Stars / APCEF/RS – Porto Alegre/RS
18. Rising Stars / Sociedade Rio Branco – Cachoeira do Sul/RS
19. Rising Stars / Rodrigo Barbosa Basketball – Caxias do Sul/RS
20. Academia TBJ Basquete – Salvador/BA
21. BW Basketball – Recife/PE
22. Arena / Meninos FC – São Bernardo do Campo/SP
23. Colégio Bandeirantes – São Paulo/SP
24. Clube de Regatas Flamengo – Rio de Janeiro/RJ
25. Jogando Pra Valer / Colégio Nossa Senhora das Dores – Uberaba/MG
26. Jogando Pra Valer / JF Celtics – Juiz de Fora/MG
27. Jogando Pra Valer / Colégio Gabarito – Uberlândia/MG
28. Chuí Esportes / Colégio FUNLEC – Campo Grande/MS
29. BRA Assessoria / Colégio Santa Emília – Olinda/PE
30. BRA Assessoria / Colégio Sacramento – Maceió/AL
31. Clube Paineiras do Morumby – São Paulo/SP
32. Chuí Esportes / COOPEMA – Barra dos Garças/MT

Foto: William Lucas/Inovafoto
Foto: William Lucas/Inovafoto