O atual campeão estreou na LBF CAIXA 2019 com vitória. Jogando fora de casa, nesta sexta-feira (08 de março), no ginásio Municipal Presidente Castelo Branco (Gigantão), em Araraquara (SP), o Vera Cruz/Campinas bateu o Sesi Araraquara por 70 a 57 (43 a 27 no primeiro tempo). Este duelo marcou a abertura da competição nacional.
Os principais nomes da partida foram a pivô Mari Dias, com 18 pontos e 06 rebotes, a cubana Ariadna Felipe, com 15 pontos e 11 rebotes (double-double), ambas pelo time da casa. Pelo time da casa, a pivô Tati Castro levou o primeiro troféu de MVP da partida desta temporada, anotando 20 de eficiência, 11 pontos, 07 rebotes e 68,8% de aproveitamento. Já a armadora Débora da Costa, do time da casa, foi a cestinha do confronto com 20 pontos.
A equipe visitante tratou de tomar a frente logo nos primeiros minutos, sendo mais eficiente nos arremessos e contendo o ataque da casa. Comandado por Patty Ribeiro, abriu onze pontos na primeira parcial (25 a 14) e abriu mais cinco na segunda parte. Foi para o intervalo com o jogo controlado e vantagem de 16 pontos.
Na volta do descanso, as araraquarenses aumentaram o ritmo, pontuando mais e chegando a baixar a diferença para cinco pontos a dois minutos do fim do terceiro quarto, o que obrigou Antonio Carlos Vendramini a pedir tempo e dar bronca nas suas comandadas. Apesar de errar mais no jogo, as campineiras dominaram nos rebotes e assistências, freando assim a reação do SESI, que viu a diferença subir novamente nos minutos finais.
O SESI Araraquara volta à quadra no dia 23, também no Gigantão, quando recebe o Blumenau às 20h (de Brasília). Já o Vera Cruz/Campinas enfrenta o Pró-Esporte/Sorocaba no dia 22, também fora de casa, às 20h30 (de Brasília).
Neste sábado (09 de março), jogam Pró-Esporte/Sorocaba e Ituano FC, às 16h (Brasília), no ginásio Municipal Doutor Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP).