A noite foi da pivô Mari Dias, do time paulista, que teve a sua melhor atuação na LBF
Quem foi ao ginásio Wilson Campos, no SESC Santo Amaro, no Recife (PE), viu uma grande partida da Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) – 2019. Sétima colocada e invicta em casa, a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho jogou de igual para igual e incomodou o líder Vera Cruz Campinas, que só abriu diferença no quarto final para sair com a vitória por 80 a 66, que mantém a invencibilidade da equipe paulista no campeonato e, de quebra, proporciona a primeira derrota da equipe pernambucana em seus domínios.
A noite foi da jovem pivô Mari Dias, que teve a sua melhor atuação em duas temporadas na LBF, com 23 pontos (67,6% de aproveitamento), pegou oito rebotes, deu quatro assistências, roubou quatro bolas e teve eficiência 32, recebendo o troféu de MVP da Partida das mãos do vice-presidente da LBF, Valter Ferreira.
A cubana Ariadna Felipe, que atuou na equipe pernambucana há duas temporadas, adicionou mais 19 pontos para o time paulista. Ega Garvão e Patty Teixeira também foram bem, com 14 pontos cada. Para as donas da casa, a cubana Ineidis Casanova foi a principal pontuadora, com 18 pontos. A norte-americana Ronni Williams saiu de quadra com um double-double de 15 pontos e 10 rebotes ao sofrer uma forte entorse no tornozelo esquerdo, em disputa de bola com Ariadna, a seis minutos do fim. A atleta deverá desfalcar a equipe no confronto de domingo, contra o SESI Araraquara.
O Campinas tem agora oito vitórias e 100% de aproveitamento. Já a Uninassau continua na sétima posição, com três vitórias em oito jogos e 37,5% na campanha.
A equipe pernambucana estreou a ala Isabela Ramona, que chegou no dia anterior a capital pernambucana após três temporadas na Europa. Ainda sem entrosamento, a jogadora saiu de quadra com cinco pontos e quatro rebotes em 31 minutos de jogo.
O ritmo da partida começou bastante acelerado, favorecendo o estilo de jogo das visitantes, que logo abriram 30 a 22 na primeira parcial, com 12 pontos de Ariadna. No segundo período, o técnico Roberto Dornelas mudou a estratégia defensiva e induziu Campinas aos erros, reduzindo a desvantagem.
As pernambucanas seguiram melhores na terceira etapa, vencida por 19 a 16, mas o time de Campinas ainda seguia na ponta. Nos dez minutos finais, o time paulista mostrou porque é o líder invicto da temporada e tomou de vez o controle da partida, sufocando a ofensiva da Uninassau e abrindo a vantagem final.
As equipes encerram o primeiro turno neste domingo (05 de maio). No mesmo Wilson Campos, a Uninassau recebe o SESI Araraquara às 11h (de Brasília), com transmissão pela LBF LIVE. Às 17h (de Brasília), o Campinas faz em São Luís (MA) a reedição das Finais de 2018, contra o Sampaio Basquete, jogo que também terá transmissão pela LBF LIVE.