Nomes relevantes do basquete e do esporte compareceram
A Federação Paulista de Basketball (FPB) realizou, na noite desta segunda-feira (29 de julho), no CA Paulistano, em São Paulo (SP), o evento oficial de lançamento do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2019. Na ocasião, o presidente da entidade, Enyo Correia, apresentou informações relevantes sobre a disputa, entre as quais, a nomeação do ex-jogador Amaury Pasos, bicampeão mundial e medalhista olímpico, como ‘padrinho’ da competição.
“A expectativa é muito grande para todos, tanto para as equipes quanto para a FPB, pois o Campeonato Paulista é muito esperado, uma vez que é o único estadual realizado entre os 27 estados, com grande qualidade e nível técnico. É muito produtivo o trabalho que vem sendo feito junto às equipes, na composição da união entre FPB e clubes para chegar a um resultado que fique bom para todos”, comentou Correia.
“O Amaury Pasos é uma figura referencial, muito importante para o nosso basquete, que conquistou inúmeros títulos ao longo da sua carreira, entre os quais o Campeonato Mundial de 1959, que está comemorando 60 anos. Por isso, tê-lo como padrinho só vai engrandecer o Campeonato Paulista deste ano”, complementou Enyo.
Nomes relevantes do basquete e do esporte compareceram: Marco Aurélio Chuí (secretário executivo de Esportes do Estado), Paulo Teixeira (presidente do Panathlon Club São Paulo), Priscila Dorigo (presidente da Liga Regional de Basquete Centro Oeste Paulista) e André Almeida (presidente da Associação Brasileira de Árbitros e Oficiais de Mesa do Basquetebol), entre outros.
O estadual de 2019 contará com a participação de 13 equipes, que na fase inicial estão divididas em dois grupos:
Grupo A: América/Unirp/SMEL (São José do Rio Preto), Basquete Osasco (Osasco), EC Pinheiros (São Paulo), Mogi das Cruzes Basquete (Mogi das Cruzes), LSB/Flex (Sorocaba), São Paulo FC (São Paulo) e Sesi Franca Basquete (Franca).
Grupo B: Bauru Basket (Bauru), Paulistano/Corpore (São Paulo), Rio Claro Basquete (Rio Claro), São José Basketball (São José dos Campos), SC Corinthians Paulista (São Paulo) e Unifae/São João (São João da Boa Vista).
“A expectativa para o Campeonato Paulista é sempre a melhor, estamos com uma equipe jovem, mas temos que compensar isso de outra forma, ou seja, com ataque rápido e defesa intensa”, comentou Leo Eltink, lateral da LSB/Flex.
“Queremos voltar a figurar entre os grandes de São Paulo, tendo em vista que as três primeiras temporadas do projeto nós fomos aos playoffs, atuamos bem, sendo um dos atores principais destas competições. Ficamos dois anos e meio como coadjuvantes e agora chegou a hora de voltar com tudo e tentar figurar entre as principais equipes do estado”, completou João Ricardo, técnico do Basquete Osasco.
A competição será aberta na quarta-feira (31 de julho), com a realização de dois jogos: Basquete Osasco x São Paulo FC, às 20h (de Brasília), em Osasco (SP), e Unifae/São João da Boa Vista x Paulistano/Corpore, também às 20h (de Brasília), em São João da Boa Vista (SP).
De acordo com o regulamento, na fase inicial as equipes jogam entre si, em turno e returno, dentro de seus grupos; e os dois primeiros de cada chave avançam diretamente às quartas-de-final. As demais equipes se enfrentam nas oitavas-de-final (3º x 6º e 4º x 5º) para definir mais quatro classificados. Os playoffs oitavas-de-final, quartas-de-final e semifinal serão descidos em série melhor-de-três. Já a decisão ocorre em melhor-de-cinco.
A tabela completa da primeira fase pode ser conferida neste aqui