O departamento técnico da Federação Paraense de Basketball (FPB) divulgou a tabela completa do Campeonato Paraense Adulto Masculino – 2018, que será aberto no dia 20 de novembro (terça-feira), contando com cinco equipes na disputa pelo título: Clube do Remo, Médici Basketball Club, Paysandu SC, Sport Belém Basquete (SBB) e Tuna Luso Brasileira.
“A expectativa é altamente positiva, já que teremos cinco equipes na briga pelo título; tomando o campeonato do ano passado como base, quando tivemos uma disputa equilibradíssima, estamos ainda mais confiantes, pois além das equipes tradicionais, teremos um integrante vindo da divisão de acesso (Medici), que está se reforçando para estrear na elite. Outro ponto importante é a sequência da Tuna Luso, que reativou o seu departamento de basquete com força total e deve retornar em breve com a base também, e do Sport Belém, que foi muito bem em seu primeiro ano”, comentou Sérgio Serra, presidente da Federação Paraense.
“Outro ponto a se destacar é a nova praça esportiva, que também sediará jogos deste campeonato, o SESC Doca, que nos possibilitará a realização de jogos com torcidas dos dois times envolvidos, lógico que sempre com grande responsabilidade e tomando os cuidados necessários de segurança. Estamos trabalhando arduamente para que o playoff – final seja realizado em um ginásio com maior capacidade, trazendo mais público; esta é uma meta que pretendemos alcançar”, complementou Serra.
A primeira rodada, que será realizada no ginásio de Esportes do SESC Doca, em Belém (PA), terá estes confrontos: Paysandu SC x Sport Belém Basquete (19h15) e Tuna Luso Brasileira x Médici Basketball Club (20h45).
“Estamos trabalhando para definir o nosso técnico para a disputa do Campeonato Paraense e também na montagem do elenco, que vai lutar pelo pentacampeonato estadual. A tendência é de mais um campeonato equilibrado”, explicou Paulo Sérgio Paiva Rêgo, diretor do Cube do Remo.
“O Médici chega ao Campeonato Paraense por ter ficado em segundo lugar na NLB, que é tida como a segunda divisão do estado. A equipe surgiu de um grupo de atletas que jogaram durante o antigo segundo grau, que continuou se encontrando para participar de torneios; estamos juntos desde a década de 80, por este motivo, os veteranos só disputam campeonato de máster, dando espaço para uma renovação. Outros atletas vieram, gostaram e trouxeram outros que possuíam as mesmas características dos mais antigos, ou seja, garra, vontade de vencer e de chegar aonde, enfim, chegamos. A equipe que conquistou a vaga foi desmontada, levada pelas equipes que podem dar um suporte maior, por isso, estamos trabalhando na formação do elenco. Como destaques, cito: Mizael Bahianinho, Tony Lopes e Marcelo Tite, pela precisão, persistência e determinação”, comentou Wilson Saraiva, técnico do Médici Basketball Club, que será auxiliado por Arnaldo Cardoso e Gledson Pezão.
“A expectativa para este campeonato é a melhor possível, serão cinco equipes na disputa e a tendência é de uma competitividade grande. A maioria dos jogadores que encontrei aqui no Paysandu SC é formada na base do próprio clube; a entrega dos atletas tem sido muito grande, fiquei impressionado com a disposição deles durante os treinamentos. Estou bastante satisfeito com o grupo que o clube possui e grato pela oportunidade de disputar uma competição tão competitiva e importante no cenário do basquete nacional”, comentou Júlio Malfi, técnico do Paysandu SC.
“O Sport Belém Basquete já participou do campeonato no ano passado e fez boas atuações, inclusive venceu o Paysandu e fez com que essa tradicional ficasse de fora da final. Esse ano a equipe participará apenas com jogadores locais, a mesma equipe que disputa a NLB; que tem o Sport Belém como o atual bicampeão”, relatou André Dias, jogador do Sport Belém Basquete.
“O Campeonato Paraense, sem dúvida, vem crescendo a cada ano, à entrada do Grêmio Português ano passado e sua chegada á final contra o Remo abriu portas para novas equipes. Esse ano o campeonato deve ser o mais disputado, com cinco times, e a Tuna Luso trazendo os três atletas de fora do estado entrará para brigar pelo título. Principalmente, com o técnico multicampeão no banco, que será o experiente Beto Gaúcho”, complementou Raphael José Silva Gonçalves, diretor da Tuna Luso Brasileira.
De acordo com regulamento, as equipes jogam entre si, em dois turnos, e o campeão do primeiro enfrenta o campeão do segundo na série melhor-de-três do playoff – final, nestas datas: 15, 18 e 20 de dezembro, para definir o campeão. Se a mesma agremiação, no entanto, vencer os dois turnos será declarada a campeã sem a necessidade de realização do playoff decisivo.
TABELA DO 1º TURNO
20 de novembro (terça-feira) – no ginásio de Esportes do SESC Doca, em Belém (PA)
Paysandu SC x Sport Belém Basquete (19h15)
Tuna Luso Brasileira x Médici Basketball Club (20h45)
22 de novembro (quinta-feira), no ginásio Serra Freire, em Belém (PA)
Sport Belém Basquete x Tuna Luso Brasileira (19h15)
Médici Basketball Club x Clube do Remo (20h45)
27 de novembro (terça-feira), no ginásio de Esportes do SESC Doca
Paysandu SC x Médici Basketball Club (19h15)
Tuna Luso Brasileira x Clube do Remo (20h45)
29 de novembro (quinta-feira), no ginásio Serra Freire
Sport Belém Basquete x Médici Basketball Club (19h15)
Clube do Remo x Paysandu SC (20h45)
1º de dezembro (sábado), no ginásio Serra Freire
Clube do Remo x Sport Belém Basquete (10h)
1º de dezembro (sábado), no ginásio de Esportes do SESC Doca
Tuna Luso Brasileira x Paysandu SC (17h)
TABELA DO 2º TURNO
04 de dezembro (terça-feira) – ginásio Serra Freire
Cube do Remo x Médici Basketball Club (19h15)
04 de dezembro (terça-feira) – no ginásio de Esporte do SESC Doca
Tuna Luso Brasileira x Sport Belém Basquete (20h45)
06 de dezembro (quinta-feira), no ginásio Moura Carvalho, em Belém (PA)
Médici Basketball Club x Tuna Luso Brasileira (19h15)
Paysandu SC x Sport Belém Basquete (20h45)
08 de dezembro (sábado), no ginásio Serra Freire
Clube do Remo x Sport Belém Basquete (10h)
08 de dezembro (sábado), no ginásio Moura Carvalho
Paysandu SC x Tuna Luso Brasileira (17h)
11 de dezembro (terça-feira), no ginásio Moura Carvalho
Médici Basketball Club x Sport Belém Basquete (19h15)
Paysandu SC x Clube do Remo (20h45)
13 de dezembro (quinta-feira), no ginásio Serra Freire
Paysandu SC x Médici Basketball Club (19h15)
Clube do Remo x Tuna Luso Brasileira (20h45)