Competição contará com a participação de nove equipes
O Campeonato Brasileiro Sub-23 Feminino 2023 terá a participação de nove equipes, dando a jovens atletas a possibilidade de atuar no alto rendimento e de buscar um espaço na próxima temporada da Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa), além de outros objetivos profissionais. Para este ano, a parceria entre a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) prossegue, dando suporte de passagens aéreas aos times participantes.
Jogam o campeonato: Sport Recife-PE, ADRM/Maringá-PR, Basquete Pinda-SP, BAX Catanduva-SP, Bradesco Esportes e Educação-SP, Basquete Unisociesc/BF Blumenau-SC, São José Basketball-SP, Nosso Clube-PE e Aeroclube/Shiro-RN.
“Feliz com a continuidade do projeto, é importante para revelarmos mais jogadoras. E esse ano, o mais legal, é que conseguimos ter um torneio com 100% das atletas na idade que o torneio é proposto, que é sub-23, sem qualquer vaga para atletas acima dessa idade, o que é importante nesse projeto. Foi uma mudança feita com o voto dos clubes participantes, o que é fundamental, ter sempre essa participação deles”, disse Roseli Gustavo, diretora do naipe feminino na CBB.
O campeonato terá duas conferências. No primeiro turno, as equipes jogam dentro das chaves e no segundo turno enfrentam as equipes do outro grupo. As quatro primeiras de cada conferência avançam para as quartas-de-final, seguido do Final Four. Neste ano, as sedes serão em Pindamonhangaba (turno), Recife (returno) e Catanduva (fase final).
– Conferência A: Aeroclube/Shiro, Basquete Pinda, Unisociesc/BF Blumenau, São José Basketball e Sport Recife
– Conferência B: BAX Catanduva, Bradesco Sports e Educação, ADRM/Maringá e Nosso Clube
Nas próximas semanas, o departamento técnico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) divulgará a tabela completa do torneio, que terá a sua primeira rodada em 19 de setembro (terça-feira).