Foto: Kiko Ross/ASE
Foto: Kiko Ross/ASE

A terceira etapa do Camp Sub-18 de Basquete 3×3, promovida pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com apoio da Federação Paulista de Basketball (FPB) e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), foi concluída neste domingo (18 de julho), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo (SP), com ‘chave de ouro’, ou seja, alcançando todos os objetivos propostos. Desde sexta-feira (16 de julho), vários jovens estiveram treinando e mostrando o seu jogo para a comissão técnica do selecionado nacional da categoria.

Para Francisco Chagas, gerente de desenvolvimento do Basquete 3×3 da CBB, tudo correu bem. “Dentro do planejamento, envolvendo Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo, fizemos este Camp com certa urgência, pois a Copa do Mundo da categoria será jogada em agosto e tivemos que promover este evento, uma vez que estávamos totalmente sem norte. Em 2020 não ocorreu nenhum evento por conta da pandemia. Para nossa surpresa, a quantidade de jogadores, não só de 18 anos, mas de 17 anos também, que ajuda no processo de desenvolvimento da modalidade, foi satisfatória”, comentou.

“Em relação aos treinadores também, já que tivemos a oportunidade de passar a eles novas ideias e coisas que eles ainda não conheciam. Os jogadores irão retornar aos seus times e essa parceria com os treinadores é fundamental, para que eles nos ajudem no futuro. Agradeço muito o apoio da Federação Paulista e do Centro Olímpico, que nos deram condições para que o Camp fosse realizado em São Paulo”, complementou Chagas.

 

Chagas e Ferrari / Foto: Kiko Ross/ASE

 

Na visão de Carlos Alberto Ferrari, coordenador de Basquete 3×3 da FPB, eventos como esse são importantes. “Chegamos ao final do Camp e os resultados colhidos foram excelentes. Pegamos o Basquete 3×3 paulista numa situação de inercia, em função da pandemia e de outras conjunturas, e iniciamos as atividades muito bem, consolidando a parceria entre a FPB e CBB, visando um futuro muito glorioso para a modalidade”, relatou.

O Camp Sub-18 de Basquete 3×3 teve como meta massificar a modalidade e avaliar jogadores antes da convocação para a Copa do Mundo de Basquete 3×3 Sub-18 Masculina, que será jogada de 24 a 29 de agosto, na cidade húngara de Debrecen. Outro ponto importante foi passar conhecimento e experiência aos treinadores que militam na modalidade e compareceram.

Para o técnico Juninho Mariano, do São Paulo DC, que foi convidado pela Confederação Brasileira para participar ativamente do Camp, foi muito bom ver o interesse e a alegria dos atletas. “Estou muito feliz por ter participado como treinador, passando conceitos de ataque e defesa, e testificando também que o Basquete 3×3 nacional está crescendo. Tivemos atletas do São Paulo DC treinando no Camp, que foi o terceiro, já que ocorreram etapas em Florianópolis e no Rio de Janeiro. Outro ponto a destacar foi o quanto os jogadores gostaram de participar”, relatou.

Além da capital paulista, Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ) também receberam etapas do Camp Sub-18 Masculino.

Foto: Kiko Ross/ASE
Foto: Kiko Ross/ASE