Evento é uma grande oportunidade para atletas e treinadores que desejam evoluir na modalidade olímpica
A Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a Federação Paranaense de Basketball (FPRB) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB), convida todos para o ‘Camp de Identificação de Talentos 3×3 – feminino e masculino’. O evento é uma grande oportunidade para atletas e treinadores que desejam evoluir na modalidade olímpica, o Basquete 3×3.
O camp acontece nos dias 05 e 06 de abril (sábado e domingo), no ginásio Max Rosenmmann, em São José dos Pinhais (PR). No dia 05, serão recebidos os atletas da categoria sub-18, nascidos em 2007, 2008 e 2009. No dia 06, será a vez da categoria sub-21, com atletas nascidos em 2004, 2005 e 2006. O check-in para atletas e treinadores será, às 08h30, nos dois dias. O evento contará com palestras e atividades conduzidas pela comissão técnica da Seleção Brasileira de Basquete 3×3, composta por Thiago Sordi, Elen Rosa e Grazziella Favarato.
O objetivo do camp é fortalecer o Basquete 3×3 no ciclo olímpico 2025-2028, identificando e monitorando talentos para futuras competições, ampliando o número de atletas e eventos no Brasil e explorando novas oportunidades para atletas e treinadores. Além disso, o evento proporciona um aprofundamento na metodologia específica do basquete 3×3.
As inscrições podem ser feitas online pelos links: atletas e treinadores.
“A vinda desse camp de treinamento da CBB de basquete 3×3 é muito importante. Aqui no Paraná estamos tentando desenvolver a modalidade, por meio das ações do coordenador Samuel Silva e da diretoria de árbitros do 3×3 Camila Roberti, da melhor maneira possível. Todo desenvolvimento é feito em busca do aumento da quantidade de atletas. Temos diversas etapas e inúmeras parcerias com o SESC, Governo do Estado e a ideia é aumentar ainda mais. Agora, pela primeira vez, estaremos oferecendo bolsas para os melhores atletas, seja a nível nacional ou a nível estadual. Tudo isso dá um dinamismo diferente para nossos atletas competirem”, disse o presidente da Federação Paranaense, Marival Mazzio.
Em 2025, o Paraná segue na segunda colocação entre os estados que mais organizam eventos 3×3 no Brasil, consolidando-se como uma referência nacional na modalidade. Esse crescimento tem garantido importantes conquistas, como a realização da Etapa Sul do Brasileiro 2025 em Curitiba, seis vagas por categoria na Etapa Sul, a Etapa Classificatória do Challenger Mundial em Londrina, o Camp CBB de Detecção de Talentos em São José dos Pinhais e um convite da Paraná Esporte para organização de clínicas de 3×3 para a comunidade, junto às etapas dos Jogos de Aventura e Natureza.
Com tantos avanços, o Paraná reafirma seu compromisso com o crescimento e desenvolvimento do basquete 3×3 no Brasil.