O ex-armador é oriundo de uma família de ‘basqueteiros’
Um dos grandes armadores da história do basquete brasileiro, Ricardo “Cadum” Guimarães dará nome a uma das Conferências do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023. A “Conferência Cadum” contará com essas equipes: Praia Clube/Gabarito-MG, Cruzeiro Basquete-MG, Liga Sorocabana de Basquete-SP, Basquete Pinda-SP e Basquete Santos/Bluemed/Fupes-SP.
O primeiro jogo desta Conferência acontece no dia 05 de março (domingo), às 11h (de Brasília), entre Praia Clube e Cruzeiro, um clássico mineiro, na sede do Praia, em Uberlândia (MG). “Muito feliz com a homenagem da Confederação, de dar meu nome a uma das conferências do Campeonato Brasileiro que começa em março. Uma sensação muito legal de ser homenageado. Mostra que alguma coisa eu fiz pelo basquete brasileiro. Espero que meu nome na conferência seja inspiração para jovens atletas, comissões, equipes. Obrigado mais uma vez à CBB e boa sorte a todas as equipes no campeonato”, disse Cadum.
Cadum, 63 anos, nasceu em São Paulo (SP) e fez história com a camisa da Seleção Brasileira. Vem de uma família de ‘basqueteiros’: sua mãe, Cida Guimarães, jogou por mais de uma década pelo Brasil, com diversos títulos. E sua tia, Maria Helena Cardoso, foi a grande estrela da Seleção na década de 1960 e técnica histórica da Seleção feminina, campeã dos Jogos Pan-americanos de 1991.
Começou no EC Pinheiros e foi para o CA Monte Líbano em 1978. Jogou também no CR Flamengo, EC Sírio, SE Palmeiras, Uberlândia, Dharma/Yara e Hebraica de São Paulo, encerrando a carreira em 2000. Ganhou cinco vezes o Campeonato Brasileiro, além de três Paulistas e dois Sul-americanos de Clubes. Pela Seleção Brasileira, venceu o Pan-americano de 1987, dois Sul-americanos, jogou dois Mundiais e quatro Olimpíadas.