Alvirrubro passa pelo EC Pinheiros, mesmo atuando fora de casa

O CA Paulistano saiu na frente na série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final do Campeonato Paulista Masculino 2023 ao derrotar o EC Pinheiros, nesta quinta-feira (05 de outubro), por 91 a 84 (77 a 77 no tempo normal e 40 a 35 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP).

O primeiro tempo foi comandado pelo time visitante, que liderou os dois períodos iniciais e foi ao intervalo com uma breve vantagem. Na volta, a equipe mandante viveu o seu melhor momento na partida e conseguiu a recuperação ao ficar na frente no terceiro quarto e assumir a liderança do marcador. No quarto período foi a vez do CA Paulistano se recuperar e igualar a ações – 20 a 16 (primeiro quarto), 20 a 19 (segundo quarto), 15 a 23 (terceiro quarto) e 22 a 19 (quarto final).

No prolongamento, o Alvirrubro, que teve uma rotação maior dos seus atletas em quadra, manteve o embalo e não permitiu a recuperação do EC Pinheiros, ficando novamente na frente para vencer o ‘Clássico do Caviar’, mesmo atuando fora de casa, fazendo um a zero na série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final – 14 a 07 (tempo extra).

Foto: Wilian Oliveira/Foto Atleta

Os atletas mais efetivos foram o argentino Federico Aguerre (19 pontos e 03 assistências) e Jonas Buffat (18 pontos, 05 rebotes e 03 assistências), pelo EC Pinheiros; Kevin Crescenzi (32 pontos e 05 rebotes) e o argentino Santiago Ferreyra (18 pontos e 03 assistências), em favor do CA Paulistano.

“Estou muito feliz pela nossa entrega. Disse ao grupo que eles deram 200% e não faltou luta, entrega e dedicação. Estamos fazendo um Paulista bem rico, especialmente os garotos”, analisou o técnico David Pelosini, do EC Pinheiros.

“Uma vitória importante, pois é uma série curta de playoff e iniciar vencendo é sempre bom, mas isso não quer dizer muita coisa, especialmente quando falamos de EC Pinheiros e CA Paulistano, pelo equilíbrio. São duas equipes bem aguerridas e querendo vencer, fatores dignos de playoff. Agora, é manter o foco e saber precisamos corrigir muitas coisas e diminuir a nossa margem de erro para sair com a vitória na segunda partida”, comentou o técnico Demétrius Ferraiciú, do CA Paulistano.

O segundo jogo desta série, que pode ser o decisivo, acontece no sábado (07 de outubro), às 19h (de Brasília), no ginásio Antonio Prado Jr (CA Paulistano), em São Paulo (SP). Um novo resultado positivo garante o CA Paulistano na semifinal.

Tabela

05 de outubro (quinta-feira)
EC Pinheiros 84 x 91 CA Paulistano

06 de outubro (sexta-feira)
SC Corinthians Paulista x Coop São José Basketball, às 19h30, no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (Parque São Jorge), em São Paulo (SP)

07 de outubro (sábado)
CA Paulistano x EC Pinheiros, às 19h, no ginásio Antonio Prado Jr (CA Paulistano), em São Paulo (SP)

08 de outubro (domingo)
Mogi das Cruzes Basquete x São Paulo FC, às 18h, no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP)

09 de outubro (segunda-feira)
CA Paulistano x EC Pinheiros, às 19h, no ginásio Antonio Prado Jr (CA Paulistano), em São Paulo (SP) – se necessário

Bauru Basket x Sesi Franca Basquete, às 19h30, no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP)

Coop São José Basketball x SC Corinthians Paulista, ás 20h, no ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP)

10 de outubro (terça-feira)
São Paulo FC x Mogi das Cruzes Basquete, às 21h, no ginásio Poliesportivo Dr. Antônio Leme Nunes Galvão (Morumbi), em São Paulo (SP)

11 de outubro (quarta-feira)
Coop São José Basketball x SC Corinthians Paulista, ás 20h, no ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP) – se necessário

12 de outubro (quinta-feira)
São Paulo FC x Mogi das Cruzes Basquete, às 11h, no ginásio Poliesportivo Dr. Antônio Leme Nunes Galvão (Morumbi), em São Paulo (SP) – se necessário

Sesi Franca Basquete x Bauru Basket, às 20h, no ginásio Municipal Pedro Motilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP)

13 de outubro (sexta-feira)
Sesi Franca Basquete x Bauru Basket, às 20h, no ginásio Municipal Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP) – se necessário
(*) Todos no horário de Brasília (DF)

De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizarem duas vitórias se garantem no playoff – semifinal.