Basquete Cearense, Coritiba Monsters, SC Corinthians Paulista, Caxias do Sul Basquete e Rio Claro Basquete também vencem na rodada da competição de aspirantes
Após finalizar a sede do EC Pinheiros, as atenções Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento (LDB 2022) passam para a sede do CA Paulistano, que contou com seis jogos neste domingo (28 de agosto).
Na primeira partida do dia, o CA Paulistano, os donos da casa, enfrentaram o EC União Corinthians e saíram vitoriosos (70 a 47). Com boa parte de seu time titular sendo poupado devido ao jogo do Campeonato Paulista Adulto, o Tigre foi a quadra com um elenco mais novo, mas mesmo assim fez uma grande partida. Após um primeiro tempo apertado, com o União Corinthians atacando muito bem, o time dos jardins voltou dos vestiários com uma defesa mais compacta e diminuiu o seu número de erros, o que resultou em uma vitória com um placar bem vantajoso.
O Paulistano teve uma pontuação muito bem dividida, mas quem mais chamou a atenção foram os pivôs Neto, com 16 pontos e seis rebotes, e Murilo, com 12 pontos e seis rebotes. Henrique, com 15 pontos e quatro rebotes, e Motta, com seis pontos e 12 rebotes, também foram outros destaques da equipe dos jardins.
No União Corinthians, mais uma vez o ala/armador Gabriel Camargo foi o cestinha, dessa vez com 21 pontos, além de ter alcançado mais nove rebotes. Rogério, com sete pontos e três rebotes, e Mateus, com seis pontos e quatro rebotes, também foram destaques do time gaúcho.
O Basquete Cearense e o Botafogo FR reservaram ao fã um duelo de alto nível, com muita disputa e o resultado sendo definido nos últimos segundos de jogo. Ambas as equipes deram um show de garra na quadra defensiva, com grande número de rebotes e um jogo muito focado dentro do garrafão. O último quarto foi quando a equipe cearense diminuiu os seus erros e focou em um jogo muito mais pensado, o que facilitou o aumento na pontuação e a vitória por 77 a 72.
O grande destaque cearense foi o Cravero, que terminou o duelo com um double-double: 24 pontos e 10 rebotes. Além dele, Cristhyã, com 13 pontos, seis rebotes e três assistências, e Victor, com 12 pontos e oito rebotes, também foram bem.
“Esse jogo é para mostrar que estamos unidos. Não somos uma equipe de nome, não temos um elenco estrelado como outros, mas estamos aqui para competir, mostrar o nosso jogo e classificar a próxima fase. Esse jogo é para dar moral e animar nossa equipe”, afirmou Cravero, destaque cearense.
No time carioca, o destaque absoluto foi João Cesar, que terminou a partida com 18 pontos e 20 rebotes (double-double), sua melhor atuação nesta edição da LDB. Geovane, com 21 pontos, também foi um dos jogadores que ajudou a puxar a pontuação.
O terceiro jogo ainda mais emoção na briga pela classificação no Grupo B. O Coritiba Monsters derrotou o Bauru Basket (64 a 57) e agora voltou de vez à briga pela vaga na fase final do maior campeonato de base do país. O grande trunfo da equipe paranaense foi o garrafão, uma vez que terminou com 17 rebotes a mais que o time do interior, além de ter anotado cinco pontos a mais de dentro do garrafão.
“Foi um jogo para manter viva a nossa busca, queremos buscar a classificação. Hoje dominamos bastante lá dentro (garrafão) e construímos muito bem a nossa vitória. Estamos animados, vamos em busca”, disse Lucas, destaque paranaense na partida.
Lucas terminou a partida com 24 pontos e 11 rebotes (double-double). O pivô ainda teve o auxílio de Magno, que terminou com 13 pontos e sete rebotes, e Gabriel, que finalizou também com um double-double com 15 pontos e 11 rebotes. Pela equipe paulista, Felipe finalizou mais uma vez com um double-double, com 10 pontos e 15 rebotes.
O SC Corinthians Paulista e Vasco/Tijuca mandaram bem. A equipe corintiana começou muito bem a partida, abrindo logo de cara uma larga vantagem sobre os cariocas e indo para o vestiário com a cabeça tranquila. Na volta dos vestiários, porém, a equipe vascaína se acertou no ataque e impôs um ritmo forte, encostando a pontuação e ameaçando até mesmo uma virada, mas no último quarto, com a ajuda de seus jogadores mais experientes, o Corinthians conseguiu impor uma defesa melhor e venceu por 72 a 67.
Ao todo, quatro jogadores da equipe paulista terminaram acima dos dois dígitos na pontuação: Ludwig, que conseguiu 18 pontos e 10 rebotes (double-double), Onwenu, com 12 pontos e seis rebotes, Calderon, que conseguiu 14 pontos e cinco rebotes, e Landeira, principal destaque da equipe no dia, que conseguiu 17 pontos, seis rebotes e cinco assistências.
Pelo lado dos cariocas, Matheusinho, com 29 pontos, 10 rebotes e três assistências (double-double) foi o grande nome, mas Brasil, com 10 pontos, e Euler, com nove pontos, seis rebotes e quatro assistências, também merecem citação.
O Sesi Franca Basquete e o Caxias do Sul Basquete reservaram um duelo repleto de emoções. Os paranaenses iniciaram de uma maneira muito guerreira, se esforçando em todas as bolas, anotando diversas cestas na força e utilizando muito bem da sua experiência contra a jovem equipe francana. Essa premissa, porém, não seguiu para o segundo tempo, quando o Sesi Franca decidiu impor uma marcação na quadra toda e forçar diversos erros do Caxias. Essa decisão acabou resultando na equipe do interior paulista buscando a pontuação adversária e colocando muito mais emoção no jogo. Com três minutos para o fim do duelo, os caxienses voltaram a tomar o controle da partida e conseguiram levar a partida pelo placar de 66 a 60.
A pontuação na equipe Caxiense foi muito dividida, mas os principais cestinhas foram Jamison Jr, com 22 pontos e oito rebotes, Luan, com 10 pontos e nove rebotes, e Gabrielzinho, com 10 pontos, oito rebotes e sete assistências.
Pelo lado de Franca, Reynan, com 18 pontos, seis rebotes e cinco assistências, foi o grande destaque. João Mini, com 11 pontos (três bolas de três pontos) e Paulo Zu, com 10 rebotes e seis assistências, foram outros jogadores que foram bem na partida.
No último jogo do dia, no duelo entre Cerrado e Rio Claro, a equipe do interior paulista entrou com a missão clara de defender ao máximo o forte ataque brasiliense e usar e abusar das bolas de três pontos. Com exceção ao último quarto, os rio-clarenses conseguiram superar o Cerrado em todos os períodos, demonstrando muita garra na defesa do perímetro e fazendo bom uso das ‘segundas chances’ que conseguiam ao longo do jogo. O Cerrado terminou a partida com 24 erros, algo fora do comum para o segundo colocado do grupo A, mas que mostra também a intensidade rio-clarense na partida. O Leão venceu a partida por 72 a 59.
Os grandes destaques do Rio Claro na partida foram os alas Arthur Costa, com 18 pontos, seis rebotes e quatro assistências, e Luan, com 16 pontos, três assistências e seis roubos de bolas. Paschoal, com 10 pontos e sete rebotes, e Josuel, com 15 pontos e oito rebotes, também foram bem.
“Essa vitória foi muito importante para dar ânimo, para levar a gente a sonhar mais, querer e buscar mais, foi essencial para nossa sequência no campeonato”, afirmou Arthur Costa.
No Cerrado, Barbosa, com 16 pontos, Ruan, com 13 pontos e sete rebotes, e João Marcos, com oito pontos e quatro rebotes, foram os principais destaques.
Próximos jogos do Grupo B (Ginásio Antônio Prado Jr. – Paulistano) – 10ª rodada (29 de agosto): Basquete Cearense x União Corinthians (08h30), SC Corinthians Paulista x Coritiba Monsters (10h45), Sesi Franca Basquete x Vasco/Tijuca (13h), Bauru Basket x Cerrado Aseel (15h15), Paulistano x Caxias do Sul (17h30) e Rio Claro x Botafogo FR (19h45) – todos no horário de Brasília (DF)