A primeira rodada do turno da Conferencia Hélio Rubens Garcia, na fase inicial do Campeonato Brasileiro Masculino – 2021, foi disputada nesta terça-feira (23 de fevereiro), no ginásio de Esportes Borell Du Vernay, em Ponta Grossa (PR), com a realização de três jogos. O Brusque/ARADEFE-SC, Stock Med/União Corinthians-RS e o anfitrião NBPG/Ponta Grossa venceram seus jogos iniciais.
No primeiro confronto, o Brusque/ARADEFE-SC derrotou o Londrina Basketball-PR, por 78 a 67 (37 a 30 no primeiro tempo). Depois de um primeiro quarto favorável ao time paranaense, o técnico Abdala Salomão conseguiu acertar a equipe catarinense, que cresceu de produção, equilibrou as ações e, em seguida, passou a comandar o marcador, ficando na frente nos três períodos seguintes para garantir o resultado positivo – 11 a 20 (primeiro quarto), 26 a 10 (segundo quarto), 23 a 20 (terceiro quarto) e 18 a 17 (quarto final).
Os principais nomes da partida foram Kevin Luiz (21 pontos e 05 bolas recuperadas) e Felipe Machado (12 pontos, 04 rebotes e 05 assistências), em favor do time catarinense; Pedro Manoel (14 pontos e 05 assistências) e Jhon Bonfim (13 pontos), em favor da equipe paranaense.
“Começamos bem ansiosos a partida, mas já nas primeiras trocas a garotada se ajustou, conseguiu suportar bem o adversário e manter a liderança do placar uma boa parte do jogo. Mostraram poder de reação, fato importante neste início de trabalho, além de um bom trabalho defensivo. É seguir concentrado no que viemos dispostos a fazer nesta fase do campeonato e com o pé no chão, seguir evoluindo”, comentou o técnico Abdala Salomão, do Brusque/ARADEFE no campeonato.
Na sequência, o Stock Med/União Corinthians-RS superou o Basquete Joinville-SC, de virada, por 70 a 56 (19 a 28 no primeiro tempo) e venceu em seu retorno ao Campeonato Brasileiro. A partida teve dois tempos distintos, com a equipe catarinense dominando os dois quartos iniciais e o representante gaúcho crescendo de produção nos dois finais, superando os desfalques, para assumir o comando do placar e vencer na estreia – 11 a 19 (primeiro quarto), 08 a 09 (segundo quarto), 22 a 15 (terceiro quarto) e 29 a 13 (quarto final).
Os destaques foram Enzo Cafferata (19 pontos, 08 rebotes e 07 assistências) e Rafael Paulichi (15 pontos, 07 rebotes e 03 bolas recuperadas), pelo time gaúcho; Patrick “Carioca” Vieira (19 pontos) e Will Costa (11 pontos, 06 rebotes, 04 assistências e 03 bolas recuperadas), em favor da equipe catarinense.
“Nossa defesa, aliada as atuações do João Marcos e do Rafael Paulichi, nos rebotes; Enzo Caferata, sendo cirúrgico no ataque, lances livres e passes; Bernardo e Leonardo roubando as bolas. Essa somatória vez com que vencêssemos essa partida na raça”, analisou o jovem pivô Nicão de Souza, do Stock Med/União Corinthians.
Complementando a rodada, o último campeão Brasileiro, o NBPG/Ponta Grossa, bateu a ADRM Maringá, no duelo paranaense, por 77 a 61 (44 a 31 no primeiro tempo). O time anfitrião esteve na frente em três períodos, alternando sua vantagem, ora mais folgado e ora mais apertado; com isso, conseguiu vantagem para vencer o duelo regional, mesmo com o representante de Maringá ficando ligeiramente no terceiro período – 27 a 15 (primeiro quarto), 17 a 16 (segundo quarto), 18 a 19 (terceiro quarto) e 15 a 11 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Wilsinho Lourenço (17 pontos, 05 rebotes, 04 assistências e 04 bolas recuperadas) e Samuel “Pará” Ferreira (16 pontos), pela equipe de Ponta Grossa; Pedro Henrique Rodrigues (14 pontos, 05 rebotes e 05 assistências), Lucas Augusto (10 pontos e 03 rebotes) e Thiago “Sorriso” Batista (10 pontos e 04 rebotes), pelo time de Maringá.
“Deu tudo certo no jogo, fomos obedientes ofensivamente e defensivamente. O Campeonato está muito equilibrado, já precisamos focar no próximo adversário para que a gente traga mais uma vitória para o NBPG”, comentou Wilsinho Lourenço, armador da equipe de Ponta Grossa.
A segunda rodada, que ocorre nesta terça-feira (24 de fevereiro), no mesmo local, terá estes confrontos: Londrina Basketball x Basquete Joinville (14h), ADRM Maringá x Brusque/ARADEFE (17h) e NBPG/Ponta Grossa x Stock Med/União Corinthians (20h) – todos no horário de Brasília.
Forma de disputa
Na fase inicial as equipes se enfrentam dentro das suas respectivas conferências, com jogos de turno e returno. As duas melhores de cada conferência avançam direto para as quartas-de-final. Os outros quatro duelam em jogo único levando em conta a classificação na primeira fase, cruzando as chaves, para definir os outros quatro classificados.
Nas quartas, os times de melhor campanha encaram os de pior campanha em melhor-de-três jogos, quando serão definidos os quatro melhores. Esses, se enfrentam em sistema de Final Four para definir o campeão brasileiro.