ADIEE Avaí conquista bronze inédito
De forma heroica e com belas atuações no Final Four, o Brusque Basquete é campeão Catarinense Masculino 2023 e voltou a conquistar o título depois de sete anos. O lugar mais alto no pódio veio na tarde deste sábado (18 de novembro), no ginásio de Esportes Sebastião Cruz (Galegão), em Blumenau (SC), com vitória sobre a APAB Blumenau por 87 a 77. O destaque da competição foi o armador brusquense Lucas Brito, já o cestinha foi Jorge Iglesias (Basket Joaçaba), com 233 pontos. O bronze ficou com a ADIEE Avaí, que venceu a AJAB Jaraguá com uma virada de 20 pontos, na manhã de sábado: 77 a 75.
Este foi o terceiro título do A.D. Brusque (2013, 2016 e 2023) e o quinto de um clube do município desde a criação da FCB, em 1995. Nos últimos dois títulos, o técnico Guilherme Capoano foi o armador e, agora, em sua primeira temporada à frente da comissão, comandou a equipe ao triunfo.
“Fiz parte dessa história como atleta e agora me sinto muito honrado em fazer parte disso agora como técnico. Quero parabenizar a todos os atletas e à diretoria que se comprometeu com os treinos, acho que foi uma luta muito merecida da nossa equipe pela vitória. A gente está muito feliz, agradecemos os nossos apoiadores, que possamos continuar trabalhando cada vez para buscar mais títulos para o Brusque”, falou o técnico Guilherme Capoano.
O Brusque conseguiu superar a dificuldade da noite anterior quando, na semifinal contra a AJAB de Jaraguá do Sul, em uma partida com duas prorrogações e 2h40 de duração. Classificado na primeira fase em terceiro lugar com 8 vitórias e 4 derrotas (duas para Blumenau e duas para Jaraguá), o Brusque superou seus adversários justamente no Final Four.
O Campeonato Catarinense Masculino 2023 contou com sete equipes inscritas e 120 atletas disputando as 46 partidas da competição. A realização foi da Federação Catarinense de Basketball com apoio da Trimania Grande Florianópolis, Serrana e Sul Catarinense.
Classificação: 1º) Brusque/KTO, 2º) APAB Blumenau, 3º) ADIEE/Avaí/FME e 4º) AJAB/SECEL
Destaque: Lucas Brito de Campos – Brusque/KTO
Cestinha: Jorge Iglesias Jr. (Basket Joaçaba com 233 pontos)