Basquete Santos supera Basquete Pinda e também mantém o momento favorável
O Brusque/Aradefe-SC manteve o bom momento no Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023 ao derrotar o EC Vitória-BA, nesta quarta-feira (26 de abril), por 80 a 52 (35 a 28 no primeiro tempo), em jogo válido pela reta final do returno da fase inicial da Conferência Chuí, disputado na Arena Multiuso, na cidade de Brusque (SC).
O time baiano começo melhor e ficou na frente no quarto inicial, mas a equipe catarinense cresceu a partir do segundo período e ficou na frente nos demais, passando a comandar o placar e desgarrando para vencer mais uma atuando ao lado da sua torcida – 13 a 16
(primeiro quarto), 22 a 12 (segundo quarto), 22 a 08 (terceiro quarto) e 23 a 16 (quarto final).
Os destaques foram Samuel “Pará” Santos (26 pontos, 07 rebotes e 05 assistências) e Lucas Brito (26 pontos, 03 rebotes, 06 assistências e 03 bolas recuperadas), pelo Brusque/Aradefe; Victor Palma (16 pontos e 04 rebotes) e Gabriel Assunção (09 pontos e 05 rebotes), em favor do EC Vitória.
“O nosso primeiro tempo foi muito ruim ofensivamente, a produção ficou muito abaixo do normal. Não sei se foi uma certa acomodação da equipe, vou analisar e ver novamente a partida, ouse foi pelo fato de termos ficado duas semanas sem jogar. No segundo tempo, no entanto, a equipe engrenou e soltou um pouco mais o jogo e, mesmo errando, a agressividade defensiva se manteve e foi muito positivo”, analisou o técnico Marcio Andrade, do Brusque/Aradefe.
Já pela Conferência Cadum, o Basquete Santos-SP passou pelo Basquete Pinda-SP, por 85 a 68 (48 a 34 no primeiro tempo), em partida realizada na Arena Santos, na cidade de Santos (SP). O time santista ficou na frente nos dois primeiros períodos e ficou com a liderança do placar, abrindo vantagem. O representante do Vale do Paraíba tentou se recuperar ao liderar o terceiro quarto, mas o Basquete Santos voltou ao comando do placar nos dez minutos finais para vencer – 27 a 21 (primeiro quarto), 21 a 13 (segundo quarto), 17 a 20 (terceiro quarto) e 20 a 14 (quarto final).
Os maiores pontuadores foram Gabriel Oliveira (16 pontos e 07 rebotes), Luizinho Santos (12 pontos e 04 rebotes) e Guilherme Ruivo (12 pontos), pelo Basquete Santos; Lucas Bruno (13 pontos e 04 rebotes), Samuel Evangelista (10 pontos) e Radamés da Silva (10 pontos e 04 rebotes), em favor do Basquete Pinda.
“Vitória muito importante. Depois de duas derrotas analisamos como vínhamos jogando e tivemos uma semana cheia para trabalhar. Com isso, pudemos mudar um pouco o nosso sistema ofensivo e conseguimos colocar em prática o que trabalhamos. Vitória para voltar com a confiança. Agora, vamos para os compromissos em Minas Gerais dependendo apenas de nós para garantir o primeiro lugar nessa fase”, comentou o técnico Daniel Leque, do Basquete Santos.
Classificação
Conferência Chuí: 1º) Brusque/Aradefe-SC (05 vitórias), 2º) Basquete Blumenau-SC (04 vitórias e 02 derrotas), 3º) AZ Araraquara e Basket Osasco-SP (03 vitórias e 03 derrotas) e 5º) EC Vitória-BA (06 derrotas).
Conferência Cadum: 1º) Cruzeiro Basquete-MG (06 vitórias e 01 derrota), 2º) Praia Clube/Gabarito-MG (05 vitórias e 02 derrotas), 3º) Basquete Santos-SP (04 vitórias e 02 derrotas), 4º) Liga Sorocabana de Basquete-SP (03 vitórias e 05 derrotas) e 5º) Basquete Pinda-SP (08 derrotas).
O returno da fase inicial do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023 tem sequência na sexta-feira (28 de abril), às 19h (de Brasília), com a partida isolada entre Basket Osasco e Basquete Brusque, no ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco (SP).