Competição distribui três vagas para a FIBA Womens AmeriCup 2025
A Seleção Brasileira Feminina está definida para o Sul-americano 2024, que será jogado em Santiago no Chile, de 31 de agosto a 07 de setembro. A estreia do conjunto nacional ocorre no sábado (31 de agosto), diante da Argentina, às 18h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo YouTube da Federação Internacional de Basketball (FIBA).
A equipe comandada pela técnica Bruna Rodrigues viaja para o Brasil nesta segunda-feira (26 de agosto), após participação no Qualificatório Pré-Mundial e sequência de treinos em Ruanda. A equipe ainda fará dois dias de treinos no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (Parque São Jorge), em São Paulo (SP), antes do embarque para a capital chilena, em sequência importante para o ciclo do Mundial da Alemanha, em 2026.
O Campeonato Sul-americano distribui três vagas para a FIBA Womens AmeriCup 2025. Além do Chile, anfitrião, que já está classificado para o torneio do ano que vem.
Na fase inicial, o Brasil integra o Grupo A, ao lado da Bolívia, Chile, Uruguai e da Argentina. O Grupo B conta com Colômbia, Equador, Paraguai e Venezuela. De acordo com o regulamento, as equipes se enfrentam na primeira fase dentro do próprio grupo, em turno único, com as duas melhores avançando às semifinais da competição.
Convocadas: Maria Albiero (Ituano Basquete), Carina dos Santos (Ourinhos Basquetebol/AOBE), Iza Nicoletti (Fairfield-EUA), Gabriela “Sosso” Soares (Sesi Araraquara), Leila Zabani (Ituano Basquete), Emanuelly Oliveira (Sesi Araraquara), Thayná Silva (Celje-SLO), Gabriela Guimarães (Ituano Basquete), Vanessa “Sassa” Gonçalves (AD Santo André), Letícia Josefino (Celje-SLO), Aline Moura (Sesi Araraquara) e Licinara Bispo (Unimed/Campinas)
Comissão Técnica: Roseli Gustavo da Silva (diretora), Pokey Chatman (consultora técnica), Mônica Atílio (líder operacional), Leonardo Figueiró (supervisor técnico), Giovana Rangel (apoio técnico), Bruna Rodrigues (técnica), Cláudio Lisboa (assistente técnico), Jordana Reis e Ariane Lopes (fisioterapeutas), Paulo Szeles e Cristina Casagrande (médicos), Fábio Miquilini (preparador físico) e Manoella Fiochi (psicóloga)