Esta será a oitava vez que um time brasileiro enfrenta franquias americanas na pré-temporada
A NBA (National Basketball Association) anunciou nesta quarta-feira (10 de julho), que o Sesi Franca Basquete (SP) vai viajar até os Estados Unidos para enfrentar o Brooklyn Nets no dia 04 de outubro, no Barclays Center, em partida válida pela pré-temporada 2019/2020 da NBA. Franca será o terceiro time brasileiro a participar da pré-temporada da NBA (Flamengo, em 2018 e 2014, e Bauru, em 2015, foram as primeiras equipes do país a jogar nos Estados Unidos).
A equipe francana vem de excelentes resultados na última temporada: campeã da Liga Sul-americana 2019, vice-campeã do NBB 2019 e da Copa Super 8 2018, e campeã do Campeonato Paulista 2018. Franca tem entre seus principais nomes o ala Lucas Dias e o pivô Rafael Hettsheimeir, jogadores com passagens pela Seleção Brasileira.
“Franca é um dos clubes de maior tradição no país, a cidade respira esporte e, não à toa, é considerada a capital do basquete no Brasil. Além disso, os fãs são muito apaixonados. É um intercâmbio muito saudável, uma experiência única para ambas as equipes, e isso só fortalece a modalidade. Estamos felizes em anunciar Franca na pré-temporada da NBA e, tenho certeza, será um grande jogo”, afirmou Rodrigo Vicentini, Head da NBA no Brasil.
“Nossa expectativa é enorme, estamos muito orgulhosos pelo convite. Esta será uma oportunidade de ganhar mais experiência, algo que será muito importante para a sequência da temporada. Essa partida representa o ápice para nós: enfrentar o Brooklyn Nets nos Estados Unidos é a coroação de um belíssimo ano que tivemos”, disse Luís Prior, presidente do Franca.
O Brooklyn Nets, que tem Tiago Splitter, primeiro brasileiro campeão da liga (2014) como membro da comissão técnica, assinou com Kevin Durant e Kyrie Irving para a temporada 2019-2020. A equipe vem de boa campanha na temporada 2018-2019, tendo terminado a fase de classificação na sexta posição na Conferência Leste (42v e 40d), voltando a disputar os Playoffs após quatro anos sem avançar à pós-temporada.
Esta será a oitava vez que um time brasileiro enfrenta franquias americanas na pré-temporada da NBA. Em 2014, o Flamengo, que havia acabado de sagrar-se campeão da Copa Intercontinental FIBA (derrotou o Maccabi Tel Aviv), fez história numa excursão em que jogou contra Phoenix Suns, Memphis Grizzlies e Orlando Magic. Em 2015, foi a vez do Bauru, campeão da Liga das Américas naquele ano, que mediu forças com Washington Wizards e New York Knicks. Naquele mesmo ano, como parte da programação do NBA Global Games (pré-temporada), o Flamengo recebeu o Orlando na Arena da Barra, no Rio de Janeiro e, no ano passado, o Rubro-Negro voltou a Flórida para reencontrar o Magic.
Vale lembrar que, há 20 anos, um time brasileiro enfrentava uma franquia americana pela primeira vez. Foi em 1999, quando o San Antonio Spurs, campeão da NBA naquela temporada, venceu o Vasco da Gama, então campeão da Liga Sul-americana, na decisão do McDonald’s Open, em Milão (Itália). Helinho Garcia, atual técnico do Franca, estava em quadra vestindo a camisa do Cruzmaltino.