Quatro seletivas nacionais definirão os times brasileiros na disputa

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a MCS, traz para Brasília (DF), entre os dias 12 e 14 de setembro, uma etapa do FIBA 3×3 Challenger 2025, no naipe masculino, evento qualificatório para o FIBA World Tour 2025, a principal competição da modalidade interclubes da modalidade. Quem vencer esta disputa brasiliense, garante vaga no FIBA World Tour, em Shenzhen, na China.

O Brasil não recebe um Challenger FIBA 3×3, através da CBB, há mais de uma década. Além de trazer grandes equipes de todo o mundo, o torneio dá visibilidade internacional para o Brasil e para a modalidade, além de trazer pontuação no ranking internacional para a CBB como federação nacional, o que é importante tecnicamente no Basquete 3×3. E o Brasil, por ser sede da etapa, terá quatro vagas na disputa.

Foto: Divulgação

Os Challengers começam em abril, com a primeira etapa em Lusail, no Catar. E passará por China, Indonésia, Filipinas, Índia, entre outros países.

A CBB e a MCS irão realizar quatro seletivas (Quest) para o Challenger em Brasília. Elas ocorrerão em São Paulo (SP), Recife (PE), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA). De cada uma delas sairá uma equipe classificada para o FIBA 3×3 Challenger 2025 na capital federal. As outras 12 equipes são decididas pela FIBA 3×3.

“Após meses de negociações conseguimos trazer de volta ao Brasil um evento da elite do Basquete 3×3 mundial. Estamos felizes com essa conquista e animados por entregar no Brasil um evento dessa magnitude. Temos certeza que junto a Secretaria de Esportes do Distrito Federal, a CBB, ao Ministério do Esporte e aos nossos patrocinadores faremos uma das melhores etapas do mundo”, explica Maurício Santos, CEO da MCS.

A chegada do Challenger em Brasília mostra a importância que a CBB dá ao esporte no ciclo de Los Angeles 2028 e entra no planejamento macro da entidade, que em breve anunciará outras novidades para o Basquete 3×3. “A inclusão do Brasil no roteiro da FIBA 3×3, com um Challenger oficial da entidade, mostra o peso do país no cenário internacional no momento e é uma retomada do nosso protagonismo na realização de eventos internacionais”, comenta o diretor-executivo da CBB e presidente eleito, Marcelo Sousa.

O Secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Renato Junqueira falou sobre a chegada do Circuito Internacional de Basquete 3×3 a Brasília. “Receber um evento internacional da FIBA em Brasília depois de mais de 10 anos mostra a força do basquete na nossa cidade e reforça o potencial do Distrito Federal para sediar grandes competições. Além de incentivar a modalidade, que cresce cada vez mais no mundo, esses eventos aproximam a comunidade do esporte de alto rendimento, inspiram novos talentos e movimentam a economia local. É uma grande conquista para o basquete e para o esporte no DF”, comentou.

Seletivas nacionais

Parque Shopping, Salvador (BA): 19 de abril
Shopping do Avião, Belo Horizonte (MG): 10 de maio
Shopping Aurora, Londrina (PR): 24 de maio
CT Diadema, Diadema (SP): 26 de julho